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quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Tales de Mileto - Filosofia

Tales de Mileto - Filosofia


Tales de Mileto foi um importante pensador, filósofo e matemático grego pré-socrático. É considerado, por alguns, o "Pai da Ciência" e da "Filosofia Ocidental".
Suas principais ideias expandiram os horizontes teóricos nas áreas da matemática, filosofia e astronomia. Para ele, a água era o principal elemento da natureza e a essência de todas as coisas.

Biografia de Tales de Mileto

Tales de Mileto, provavelmente descendente de fenícios, nasceu na antiga colônia grega Mileto, região da Jônia, atual Turquia, por volta de 623 ou 624 a.C.
Tales de Mileto
Foi um homem de muitas habilidades e erudição, sendo assim, uma figura respeitada pelo seu povo grego.
Buscou respostas racionais para os fenômenos da natureza e as razões da existência. Por isso, é considerado um dos primeiros filósofos a romper com o ponto de vista religioso.

Razão x Mito

Na cidade de Mileto, foi fundador da "Escola Jônica", considerada a mais antiga escola filosófica, onde seus pensadores buscavam explicações cosmológicas, ou seja, por meio da natureza através das observações.
Assim, eram adeptos da chamada “Filosofia Unitarista”, cujo princípio estava baseado no princípio único o qual explica todas as coisas e, no caso de Tales de Mileto, o elemento água.
Viajou para o Egito e para Babilônia aprofundando seus conhecimentos ao mesmo tempo que o disseminava tornando-se um homem muito admirado.
Ao lado de outros filósofos, Anaximandro e Anaxímenes, Tales de Mileto fundou a "Escola de Mileto" (Milésima).
Seus seguidores ficaram conhecidos como 'Milesianos' e eram adeptos à filosofia, pautada em deuses antropomórficos (atribui-se aspectos humanos aos Deuses) e os fenômenos naturais.

Astronomia e Matemática

Suas contribuições na área da astronomia partiram de muitas observações que realizava, da qual chegou a prever o eclipse solar ocorrido no ano de 585 a.C.
Na matemática, mais precisamente na área da geometria, a partir de demonstrações dedutivas, apresentou teorias sobre:
  • a semelhança dos triângulos e as relações sobre seus ângulos;
  • as retas paralelas;
  • e a propriedade das circunferências.
Tales de Mileto faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C. em sua cidade natal.

Filosofia de Tales de Mileto

A filosofia de Tales baseava-se em três teses principais:
  1. Tudo que conhecemos é feito de água e o homem é mais um ente desse meio;
  2. todas as coisas, incluso as inanimadas, estão cheia de vida;
  3. por outro lado, as mudanças e a geração só podem ser alcançadas pela condensação e a rarefação.
Quanto à estética, dizia que a busca pelo conhecimento, era o objeto mais belo que podíamos ter.
Tales de Mileto, como muitos de sua época, não publicou nenhum livro em vida e seus ensinamentos nos chegaram através do seu discípulo Diógenes Laércio.
Ocupou-se em explicar mais os fenômenos da natureza e da matemática. Portanto, não fez grandes considerações sobre a ética e os seres humanos.

Teorema de Tales

Diz-se que Tales foi convidado para descobrir a altura da pirâmide Quéops, no Egito.
Diante disso, surgiu o Teorema de Tales, onde as retas paralelas e transversais formam segmentos proporcionais.
Teorema de Tales

Frases de Tales de Mileto

  • A coisa mais difícil do mundo é conhecer a nós mesmos e a mais fácil, falar mal dos outros.
  • A água é o princípio de todas as coisas.
  • O ser mais antigo é Deus, porque não foi gerado.
  • Todas as coisas estão cheias de deuses.
  • A coisa mais bela é o mundo, porque é obra divina.
  • A esperança é o único bem comum a todos os homens; aqueles que nada mais têm ainda a possuem.

Curiosidades

  • Tales de Mileto é um dos “Sete Sábios da Grécia Antiga”, junto com Bias de Priene, Quílon de Esparta, Cleóbulo de Lindus, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene e Sólon de Atenas.
  • O filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) aponta Tales de Mileto como o primeiro filósofo da humanidade.
Leia mais

Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.todamateria.com.br/tales-de-mileto/

A Arte Barroca

A Arte Barroca
A Arte Barroca é conhecida pelos detalhes, requinte e elegância exagerados. Desenvolveu-se entre o final do século XVI e meados do século XVIII e está fortemente relacionada com o contexto histórico em que se insere.
Surge no contexto da Contrarreforma e também de muitas riquezas coloniais cujas obras incluem sobretudo, temas religiosos.

Arte Barroca no Brasil


Arte Barroca
Coroa de Espinhos, de Aleijadinho

Há estudiosos que indicam que foi no estilo barroco que surgiram as primeiras expressões de arte verdadeiramente brasileiras.
No Brasil, o Barroco surge no século XVII. No nosso País, em virtude da riqueza do período colonial, temos um acervo marcante de obras de expressão barroca.
Ouro Preto, localizada no estado de Minas Gerais, mantém uma riqueza cultural decorrente desse período. É a cidade brasileira que mais se destaca no que respeita ao estilo barroco.
O ouro havia sido descoberto em Minas Gerais, o que propiciou que fossem feitas construções riquíssimas.

Arte Barroca
Passos da Paixão, de Aleijadinho

A cidade de Salvador é outro exemplo de expressão do Barroco. Nessa altura, ela era a capital do Brasil (até 1763). Por esse motivo, além de pinturas e esculturas, abriga belas obras arquitetônicas. É exemplo o Palácio do Governador.
O maior ícone da arte barroca no Brasil foi o escultor Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Arte Barroca na Europa

A arte barroca se manifesta em momentos diferentes no Brasil e na Europa. O Barroco surgiu na Itália e antes de chegar às colônias, como o Brasil, propagou-se pela Europa.
No continente europeu as obras são mais requintadas e, por esse motivo, é comum ouvir que a arte barroca no Brasil é mais simples.
Na Itália, tem destaque o trabalho de Gian Lorenzo Bernini (1598-1680). Este escultor é considerado o artista inaugurador do Barroco e suas obras podem ser vistas em Roma.

Arte Barroca
O Êxtase de Santa Teresa, de Bernini. Fonte: The Met Museum

Além de Bernini, destacam-se Michelangelo Caravaggio (1571-1610) e Annibale Carraci (1560-1609). Ambos se destacaram como pintores desse movimento.

Arte Barroca
Os Músicos, de Caravaggio. Fonte: The Met Museum

Em Portugal, tem maior expressão o escultor Machado de Castro (1731-1822).

Principais Características

As características da arte barroca são marcantes. Destacam-se os temas religiosos e a riqueza nos detalhes das formas.
Seja na pintura ou na escultura, são nítidas as expressões dramáticas dos seus personagens.
Nas pinturas, nota-se a preferência pelas curvas e contornos em detrimento das figuras geométricas.
Acresce a importância da luz e o jogo de luz e sombra.

Arte Barroca
A Coroação da Virgem, de Carraci. Fonte: The Met Museum

Há uma clara manifestação de contrastes. A manifestação artística expressa a proximidade do divino com o humano.
Além disso, outros elementos contrastantes são sujeitos a uma tentativa de aproximação. É o chamado culto do contraste.

Pintura e Escultura


Arte Barroca
Detalhe de Escultura do Conjunto de Os Profetas, de Aleijadinho

A pintura também focou nos temas sacros, sendo que muitos tetos de igrejas foram pintados com o estilo barroco.
Na escultura, grande parte das obras barrocas são sacras, as quais privilegiaram o usos de materiais como barro cozido, cedro e pedra-sabão.
A característica que mais se destaca em termos de pintura é a do jogo de luz e sombra. A presença de um foco de luz sobre a figura principal da obra é feita propositalmente para direcionar a atenção dessa figurada iluminada.
Tanto na pintura quanto na escultura, o cotidiano é retratado de forma real e comovente onde são observadas as expressões dramáticas faciais.
Na pintura, não podemos deixar de citar Manuel da Costa Ataíde (1762-1830), pintor brasileiro considerado o maior artista na área no período colonial.
Na escultura, Aleijadinho ocupa o papel de maior representante.
Leia mais:

Arquitetura Barroca


Arte Barroca
Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto

Em decorrência da Contrarreforma, nesse período a arquitetura barroca destacou-se pela construção de várias igrejas. O objetivo era propagar o catolicismo e, ao mesmo tempo, reafirmar seu poder. Isso era alcançado mediante a ostentação das obras construídas.
A Igreja São Francisco de Assis é considerada a obra-prima de Aleijadinho. Seu teto foi pintado por Manuel da Costa Ataíde. O início da sua construção data de 1776, mas apenas foi concluída 18 anos depois, em 1794.
Leia mais sobre esse movimento artístico:
Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.todamateria.com.br/arte-barroca/

Pré-Modernismo - Literatura

Pré-Modernismo - Literatura

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Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Caracteriza-se pelas produções desde início do século até a Semana de Arte Moderna, em 1922.
Para muitos estudiosos, esse período não deve ser considerado uma escola literária, uma vez que apresenta inúmeras produções artísticas e literárias distintas.
Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas.

Características do Pré-Modernismo

  • Ruptura com o academicismo
  • Ruptura com o passado e a linguagem parnasiana
  • Linguagem coloquial, simples
  • Exposição da realidade social brasileira
  • Regionalismo e nacionalismo
  • Marginalidade das personagens: o sertanejo, o caipira, o mulato
  • Temas: fatos históricos, políticos, econômicos e sociais

Autores Brasileiros Pré-Modernistas

Nesse momento, os escritores assumem uma posição mais crítica em relação à sociedade e aos modelos literários anteriores.
Por isso, muitos escritores pré modernos rompem com a linguagem formal do arcadismo e, além disso, exploram temas históricos, políticos e econômicos. Isso porque o Brasil passava por momentos como a República do café com leite e inúmeras revoltas (Revolta da Vacina, Revolta da Chibata, Revolta da Armada, Revolta de Canudos).
Os Pré Modernistas que se destacaram na prosa foram: Euclides da CunhaGraça AranhaMonteiro Lobato e Lima Barreto.

Euclides da Cunha (1866-1909)

Euclides Rodrigues da Cunha foi um escritor, poeta, ensaísta, jornalista, historiador, sociólogo, geógrafo, poeta e engenheiro brasileiro. Ocupou a cadeira 7 na Academia Brasileira de Letras de 1903 a 1906.
Publicou "Os Sertões: Campanha de Canudos" em 1902, a qual é dividida em três partes: A Terra, o Homem, A Luta. A obra regionalista retrata a vida do sertanejo. Publicou também a Guerra de Canudos (1896-1897) no interior da Bahia.

Graça Aranha (1868-1931)

José Pereira da Graça Aranha foi um escritor e diplomata maranhense. Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e um dos organizadores da Semana de Arte Moderna de 1922.
Sua obra que merece destaque é "Canaã" publicada em 1902. A obra aborda a migração alemã no estado do Espírito Santo. Outras obras que merecem destaque: Malazarte (1914), A Estética da Vida (1921) e Espírito Moderno (1925).

Monteiro Lobato (1882-1948)

José Bento Renato Monteiro Lobato foi um escritor, editor, ensaísta e tradutor brasileiro. Um dos mais influentes escritores do século XX, Monteiro Lobato ficou muito conhecido por suas obras infantis de caráter educativo, como por exemplo, a série de livros do Sítio do Picapau Amarelo.
Em 1918 publica "Urupês" uma coletânea regionalista de contos e crônicas. Já em 1919 publica "Cidades Mortas" livro de contos que retrata a queda do Ciclo do Café.

Lima Barreto (1881-1922)

Afonso Henriques de Lima Barreto, conhecido como Lima Barreto, foi um escritor e jornalista brasileiro. Autor de uma obra critica veiculada aos temas sociais, o escritor rompe com o nacionalista ufanista e faz criticas ao positivismo.
Sua obra que merece destaque é o "Triste Fim de Policarpo Quaresma" escrito numa linguagem coloquial. Nela o autor faz crítica à sociedade urbana da época.

Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.todamateria.com.br/pre-modernismo/

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