Visite nossa Página no JUSBRASIL

Site Jurídico

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A Opus Dei

Ao longo do tempo, o Opus Dei amealhou grande número de inimigos, inclusive dentro da própria Igreja Católica.




História da oposição


Segundo relatam defensores do Opus Dei, a oposição à prelazia teria se iniciado nos anos 1940, quando alguns jesuítas, liderados pelo Frei Ángel Carrillo de Albornoz, que mais tarde deixaria a Companhia de Jesus, denunciaram o Opus Dei por ensinar “uma nova heresia”. Não era nada ortodoxo, afirmavam, ensinar que leigos podiam ser santos sem votos públicos e vestes distintas.
Baseando-se nos informes da Espanha, o superior-geral da Companhia de Jesus, Frei Wlodimir Ledochowski (1866–1942), relatou ao Vaticano que considerava o Opus Dei “extremamente perigoso para a Igreja na Espanha”. Ele o descreveu como tendo um “caráter sigiloso” e via “sinais de uma inclinação velada para dominar o mundo com um tipo de Maçonaria Cristã”. Estas alegações contra o Opus Dei vindas do âmago de eminentes círculos eclesiásticos (“a oposição da boa gente”, como Escrivá a chamava), a qual ocorreu periodicamente ao longo de sua história, é considerada uma das raízes das acusações atuais vindas das mais variadas direções. Esta é a conclusão de alguns escritores, incluindo o vaticanista da CNN John L. Allen, Jr.
De acordo com John Allen, uma das fontes originais de críticas ao Opus Dei são alguns membros da Companhia de Jesus que não compreenderam a grande diferença existente entre o Opus Dei e as ordens religiosas. O Opus Dei é composto por cristãos leigos comuns que tentariam alcançar a santidade sem qualquer marca distintiva externa, da mesma forma como, justificava Escrivá, os primeiros cristãos não se diferenciavam externamente dos demais cidadãos do Império Romano.
Além da campanha de descrédito movida nos anos 1940, alguns jesuítas teriam retornado à carga na década de 1950, quando informaram a pais de membros do Opus Dei na Itália, que seus filhos estavam sendo conduzidos à danação. Outro escritor jesuíta que fez ataques ao Opus Dei foi Michael Walsh, que posteriormente deixou a Companhia de Jesus. Acredita-se que alguns jesuítas e outros setores clericais teriam originado o “mito” de que o Opus Dei apoiou o fascismo e que estaria associado, daí em diante, com regimes de ultra-direita.



Críticas


O Opus Dei foi chamado “a força mais controversa na igreja Católica, e Escrivá foi descrito como uma figura polarizadora. Em países de língua inglesa, uns dos críticos mais contundentes é o grupo denominado ODAN (Opus Dei Awareness Network). Outros críticos incluem ex-membros do Opus Dei, teólogos e adeptos da Teologia da Libertação.
Secretismo
Os críticos argumentam que o Opus Dei possui um acentuado caráter secreto; por exemplo, os membros geralmente não divulgam publicamente sua afiliação ao Opus Dei. Esta suposta prática teria favorecido especulações sobre a pertença de pessoas eminentes em todo o mundo, incluindo ministros, senadores, presidentes, jornalistas. Críticos também alegam que os numerários são pressionados a evitar contatos com não-membros, incluindo os próprios familiares.
Recrutamento

O Opus Dei também foi acusado de práticas de recrutamento desleais e agressivas, tais como, rezar a Deus fervorosamente pela vocação de um potencial novo membro, instruir os numerários a desenvolver amizades e freqüentar eventos sociais com a finalidade de recrutamento. Sobretudo, críticos alegam que o grupo mantém um grau extremamente elevado de controle sobre seus membros, por exemplo, numerários geralmente facultam a leitura de sua correspondência a seus superiores, membros também são admoestados a não ler determinados livros sem permissão de superiores.
A primeira mãe de um numerário a publicar um livro contra o Opus Dei, Betty Silberstein (“Opus Dei – A Falsa Obra de Deus – Um Alerta às Famílias Católicas”, de 2005), faz uma acusação extremamente dura: “o Opus Dei é como o traficante na porta da escola. Sem contar que, em todas as congregações, os seminaristas passam por vários testes para ter certeza da vocação. Na Obra, ela é imposta”.
Josefa e Francisco Rodrigues, pais de Taís, numerária auxiliar que vive num centro no Paraná, iniciaram uma campanha através do Orkut (“Opus Dei – Libertem Taís!!!”) para que a instituição permita que a filha volte para o convívio deles. Taís, que foi trabalhar num centro aos 17 anos de idade, hoje tem 23 anos e não demonstra intenção de sair. Os pais, por sua vez, acusam o Opus Dei de ter transformado Taís num zumbi.
Mortificação

Os críticos também consideram como práticas reprováveis a mortificação corporal (uma prática em que são usados cilícios com espinhos na perna) e a penitência.
O próprio Escrivá recebeu muitas críticas. Seus oponentes indicam que suas práticas pessoais do mortificação eram ainda mais extremas do que aquelas executadas pelos numerários, incluindo o extenso uso de disciplinas. Seus oponentes também criticam máxima de Escrivá sobre o sofrimento: “Amada seja dor. Santificada seja a dor. Glorificada seja a dor”.



Política

Os críticos também afirmam que Escrivá e a organização favoreceu os governos de Francisco Franco e Augusto Pinochet. Chegou-se a alegar que Escrivá simpatizasse com Adolf Hitler.
Conclusão
O Opus Dei é uma máquina manipuladora perfeita, perversa, sugadora da individualidade e da liberdade de seus membros e só poderá ser detida ou reformada se pessoas decentes dentro da Obra se revoltarem e não aceitarem as loucuras que dizem ser vontade de Deus.



Fontes:

————————————————

Para saber mais sobre o Catolicismo – O CACP disponibiliza para você, por um preço especial, os seguintes produtos:

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

AS CONTRIBUIÇÕES DA TEOLOGIA E FILOSOFIA, NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Resultado de imagem para Teologia e FilosofiaExperiência de uma professora tutora, no processo de ensino pelo meio virtual, nos cursos de Pós-Graduação à distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).
Resumo
Este artigo revela uma investigação realizada no ano de 2009, cuja finalidade foi relatar a experiência de uma professora tutora, no processo de ensino pelo meio virtual, nos cursos de Pós-Graduação à distância do Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Esta Instituição, localizada na cidade de Indaial / Santa Catarina - BR e após seus dez anos de existência, tem sido evidenciada em diversos estados brasileiros devido à educação a distância. A investigação teve cunho qualitativo fenomenológico, pois se preocupou com a descrição direta.
Da experiência tal como ela é. A observação assistemática e a entrevista estruturada foram os instrumentos de coleta de dados utilizados. A professora tutora dos cursos de pós-graduação (especialização da Uniasselvi), sujeito dessa investigação, demonstra ter clareza no desenvolvimento de seu trabalho e afirma que a educação a distância dessa instituição contribui com o desenvolvimento social brasileiro, devido à democratização do acesso e permanência do aluno nos cursos de especialização.
Palavras-chave: Pós-graduação a distância da Uniasselvi. Experiência de uma professora tutora. Desenvolvimento social pela educação à distância.
1 INTRODUÇÃO
O estudo teórico e a compreensão em toda história da humanidade em relação às disciplinas metodológicas no âmbito teórico-acadêmico como seu pressuposto vínculo entre teologia e filosofia, identifica avanços que resultaram em contribuição para o caráter interdisciplinar no desenvolvimento do conhecimento teológico e filosófico na história da formação de toda uma sociedade para educação. A teologia e a filosofia são conhecidas como ciências sagradas. No entanto, trata o ser humano em uma abrangência completa diferente das demais ciências, as quais tratam de forma superficial. Na filosofia trata-se o homem na área da razão humana à metafísica. Na teologia trata-se o homem com a revelação divina à fé. Os grandes pensadores na antiguidade compreenderam que se tratava da mesma ciência no campo científico-filosófico, entretanto, abordava em uma realidade a partir de uma perspectiva diferente. No ensino, porém, o conhecimento da idade média começou quando passaram a conhecer e exercitar as virtudes, o que se tornou a prioridade. Com o surgimento das universidades, a sintonia do pensamento filosófico (a periagogé) com teoria teológica (a metanoia) passou a ser imprescindível para uma relação íntima entre às disciplinas, quebrando todas as ideias nas quais uma se opõem a outra. Pelo contrário, na verdade, uma completa a outra vivendo em plena harmonia.
2 TEOLOGIA
A educação em períodos remotos, no inicio da civilização da escrita em que o conhecimento e o saber eram privilégios de poucos. Como certa parte que eram a minoria da elite da grande sociedade da época, a alta classe social, econômica e política. Devido também as grandes dificuldades de acesso à informação eram totalmente restritos ao público em massa os menos favorecidos. Famílias nobres como alto padrão cultural que esbanjava estilo e elegância como eram peculiar aos seus ambientes, sendo esses pensadores, escritores, professores e mestres do saber que valorizavam os estudos como estivesse buscando ouro no garimpo, si assim podemos assemelhar o devido valor ao conhecimento tamanho importância em que uma vez adquirida jamais de hipótese nenhum pode ser tirado ou roubado á aprendizagem. Com o surgimento de colégios e universidades para nobreza, alguns assuntos e debates passaram ser notícia principal no meio acadêmico e interesse de muito em conhecer essa nova ciência, Teologia e suas disciplinas, essa definição da mesma torna intrigante mais admirada e também questionada pela sociedade da época.   
Teologia entendida sob a perspectiva dos próprios escritores bíblicos. Tal tipo de teologia distingue-se a teologia sistemática, a qual sistematiza e traduz os ensinos da Bíblia através do uso de categorias e conceitos.
A Teologia bíblica é bíblica por explicar a teologia da bíblia, limitando-se à língua, ás categorias e perspectivas dos escritores bíblicos. Suas finalidades é obter o entendimento sem suposições ou preconceitos teológicos modernos.
2.1 FILOSOFIA
Lutero em suas experiências, na eleição das escrituras sagrada se depara com algumas verdades que em sua ótica, os seus olhos e seu entendimento se abrem. Lutero percebe que Paulo se julgava está certo em busca da sua vida impecável diante dos preceitos que ali rodeavam a solidão da sua cela era muito convincente para esse fim, e ele estudava com um zelo pouco vulgar fazia esforços extraordinários para reformar o seu modo de viver, e para expiar o passado por meio de orações e penitencias, e foram muitos os votos que ele fez para se abster do pecado, mas estes esforços nunca o satisfizeram, e quebrava sempre os seus votos, e em vão, disse Lutero tristemente a Staupitz, que eu faço tantas promessas a Deus; o pecado é sempre o mais forte, Staupitz discutia brandamente com ele, a falava-lhe de amor de Deus e que Deus não estava zangado com ele, com Lutero suponha; mas o monge continuava desconsolado. Como posso eu ousar crer na graça de Deus, dizia ele, se é certo que ainda não se operou em mim uma conversão? Preciso necessariamente mudar de vida para ser aceito por ele.
A sua ansiedade tomou-se mais profunda do que nunca, e os seus esforços para apaziguar a justiça divina continuavam com um zelo incansável, eu era na realidade um monge e piedoso, escreveu anos depois, seguia os preceitos da minha ordem com mais rigor do que posso exprimir. Se fosse nesta visita de Lutero a Roma via ali uma fé mecânica e daí fazia tudo para obtê-lo, subiu a escala de Pilatos, em que cristo supostamente caminhou. Lutero orava e beijava degrau á medida que prosseguia, contudo suas duvidas ainda fervilhavam; poucos anos depois voltou para Wittenberg onde terminou o seu doutorado em 1512, nota-se que Lutero fazia em sua época estava em base da sua educação paterna e tradição da igreja romana e tendo o estilo medieval como o único guia da segurança da salvação no período patrísco, a vida monástica era tida com evidencia dos bens, isoladamente do mundo e viver mais perto de Deus. Lutero, na verdade era um candidato de primeira mão que poderia passar neste critério humano e sem necessariamente saber do quão valor, e significado da morte expiatória de cristo á humanidade. Mais tarde foi nomeado para a cadeira de teologia e filosofia de Wettenberg, que se achava vaga. A nomeação foi feita por Staupitz, vigário geral da ordem agostiniana de saxônia, por conselho de Frederico. Lutero era agora senhor do seu tempo, e podia dedicar-se ao estudo da Bíblia. Entretanto, consciente da limitação dos méritos humanos perante o todo criador, lhe fez voltar meditar na Bíblia particularmente na epístola aos romanos, com vista de conseguir uma resposta sólida na qual pudesse acalmar duma vez para toda a sua alma. Noite e dia eu ponderava, até que via conexão entre a justiça de Deus e afirmação de que a justiça de Deus e a retidão pelo qual a graça e a absoluta misericórdia de Deus nos justificam pela fé em razão desta descoberta, sentir que renascera e entrara pelas portas abertas do paraíso. Toda escritura passou a ter um novo significado, esta passagem de Paulo tornou-se para mim, o portão para o céu. Quando Lutero descobriu a justiça de Deus em romanos 1.17, o justo viverá pela fé, foi ali que o monge lançou de fora todas as suas vestiduras das obras meritórias e rendendo assim a graça salvadora mediante a fé em Jesus cristo. Segundo Jean Delumeau, em todo o caso, quando comentou a epístola aos romanos (1515-1516), Lutero tinha já, parece, descoberta o tema central de sua teologia identificando pecado e tentação e seguindo nisso a tradição escolástica de padre Lombardo, ficou doravante convencido de que o homem permanece pecador e indigno por toda a vida é incapaz de merecer a felicidade eterna. O pecado original foi demasiado profundo, demasiado grave mais Deus se recusa a tentar nas faltas do pecador, não lhas imputa Deus é misericórdia, romanos (3.28, 4.6-8).
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
O trabalho pesquisado revela um panorama da reforma da igreja principalmente na contribuição dessa reforma no que desrespeito há uma visão da teologia luterana em seus varias aspectos, pontos importantes da reforma com base das ideias e iniciativa de Lutero. Hoje analisamos, contudo que já foi feito no assunto da reforma da igreja, é um motivo de estudo e aperfeiçoamento para o crescimento para os dias atuais para igreja em geral e liderança eclesiástica no mundo.
REFERÊNCIAS
AQUINO, Ítalo Belo. Como escrever artigo científico: sem arrodeio e sem medo da ABNT. 8 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
AZEVEDO, Israel Belo. O Prazer da produção Científica: Descubra como é fácil elaborar trabalhos acadêmicos. 12 ed. São Paulo: Hagnos, 2001.
BERKHOF, Luis. História das Doutrinas Cristãs. São Paulo: Pes, 1945.
CURTLS, A Kenneth; Lang, J. Stephen & Petersen, Randy. os 100 acontecimentos mais importantes da historia cristianismo. São Paulo: Vida, 2003.
DELUMEAU, Jean. A civilização do Pensamento. Lisboa: edições 70, 2004.
GONZALEZ, Justo l. uma historia do pensamento cristão da reforma protestante ao século 20. São Paulo: Cultura, vol.3, 2004.
LUTERO, Martinho. Carta aberta sobre a tradição. (trad. De Mauri Furlan) in: clássicos da teoria da tradução. Antologia bilíngue, vol. 4, Renascimento, Florianópolis: Nuplitt, 2006.
SHEDD, Russell P. bíblia de estudo esperança. São Paulo: Vida Nova, 2000.
____________________________________________________
1 YOUNGBLOO, RONALD F, ET AL.Dicionário Ilustrado da Bíblia . São Paulo: VIDA NOVA, 2004. (1390).
Por Ricardo Queiroz Santos e Ana Paula Borges dos Reis Queiroz Santos


Publicado por: RICARDO QUEIROZ SANTOS

O texto publicado foi encaminhado por um usuário do Brasil Escola, através do canal colaborativo Meu Artigo. Para acessar os textos produzidos pelo site, acesse: http://www.brasilescola.com.

Fonte de referência, estudos e pesquisa: http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao/as-contribuicoes-teologia-filosofia-na-historia-educacao.htm

Visite Nossa Loja Parceira do Magazine Luiza - Click na Imagem

Mensagens de Bom Dia com Deus - Good morning messages with God - ¡Mensajes de buenos días con Dios

Bom Dia com Deus

Canal Luisa Criativa

Aprenda a Fazer Crochê

Semeando Jesus