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terça-feira, 4 de outubro de 2016

Adornos e seu uso

A mulher cristã pode usar jóias?

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Paulo disse: "Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)" (1 Timóteo 2:9-10).

Pedro acrescentou: "Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus" (1 Pedro 3:3-5).
Algumas igrejas, citando esses versículos, proíbem o uso de jóias. Outras defendem tal prática, mas sem explicar biblicamente como justificar seu uso. Se esses versículos proíbem o uso de jóias, nenhuma cristã deve usá-las. Se a mulher as usar, ela deve saber como explicar as instruções reveladas por Paulo e Pedro.
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Para entender essas passagens, temos que, primeiro, examinar a gramática. Ambas usam uma construção de contraste que serve para enfatizar que uma coisa é importante e a outra de menos valor. Observe que eles dizem que a mulher não deve praticar uma coisa, mas (ou porém) deve agir de outra maneira. Esta construção é usada, às vezes, para definir prioridades, e não para impor uma proibição absoluta. Considere um outro exemplo claro: "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna" (João 6:27). Aqui, sabemos que ele não está proibindo o trabalho para se sustentar. De fato, tal trabalho é exigido pelo Senhor (2 Tessalonicenses 3:10,12; Efésios 4:28). É questão de prioridade, não de proibição.

O segundo passo para entender as instruções de Paulo e Pedro é examinar o resto do argumento no contexto. Os dois citam mulheres do Velho Testamento como exemplos. Quando estudamos as práticas de tais mulheres santas, aprendemos que o uso de jóias e boas roupas era uma coisa comum (veja Gênesis 24:22,30,53; Isaías 61:10; Provérbios 1:9; 31:22).
Mas, o uso de jóias ou de roupas finas não é o ponto principal na vida de nenhuma delas. Eram conhecidas como mulheres santas por causa do caráter espiritual e o espírito submisso e humilde. Uma mulher dessas nunca usaria jóias excessivas, nem usaria uma roupa que mostra o corpo de uma maneira sensual. Por quê? Porque ela é santa!


Fonte de referência, estudos e pesquisa: http://www.estudosdabiblia.net/

Ao cheiro das águas - Beno Cesar

001 - A Dor do Coração de Bispo Adilson Silva

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Os manuscritos do mar morto

No sentido genérico, denominam-se pergaminhos do Mar Morto os rolos e fragmentos que foram descobertos entre 1947 e 1960 em sete locais ao longo da margem noroeste do Mar Morto, na Palestina. Os mais importantes desses manuscritos são os que foram encontrados em onze cavernas na localidade de Qumran. Os textos das cavernas 1 a 3 e 5 a 10 foram publicados em sua totalidade há muitos anos, assim como a maior parte daqueles achados na caverna 11.

Todavia, grande parte do material da caverna 4 levou muitas décadas para vir a público (a publicação só foi concluída recentemente). Essa caverna, a mais importante de todas, não continha pergaminhos completos, e sim um amontoado de aproximadamente 15.000 fragmentos que têm se constituído em um gigantesco quebra-cabeça para os estudiosos.

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Os textos de Qumran datam desde o final do terceiro século a.C. até o ano 70 d.C. (a maior parte deles foi produzida entre 150 a.C. e 40 d.C.). Eles foram escritos em hebraico e aramaico, à exceção dos fragmentos da caverna 7, todos em grego. O erudito W. F. Albright os caracterizou como “a mais importante descoberta de manuscritos dos tempos modernos”, e outros pesquisadores entendem que se trata da mais notável descoberta arqueológica do século 20. Os manuscritos são importantes porque lançam luz sobre três áreas: o judaísmo palestino antes da era cristã e no início da mesma; a transmissão do texto do Antigo Testamento no mesmo período; e o pano de fundo palestino do Novo Testamento.

Quanto ao conteúdo, os pergaminhos são classificados em várias categorias: (a) escritos bíblicos – textos completos ou parciais de quase todos os livros do Antigo Testamento, os mais antigos encontrados até hoje; (b) documentos da própria da seita de Qumran, como o Manual de Disciplina; (c) comentários de textos bíblicos (pesharim) feitos pela seita; (d) textos apócrifos ou pseudo-epigráficos conhecidos; (e) outros textos previamente desconhecidos.
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A hipótese mais aceita pelos estudiosos é que os manuscritos faziam parte da biblioteca de uma seita judaica, os essênios, uma comunidade ascética caracterizada por rígida disciplina, que questionava certos aspectos do judaísmo oficial e possuía fortes expectativas escatológicas. Eles acreditavam estar vivendo os últimos dias antes da guerra final entre os filhos da luz e os filhos das trevas, e sua comunidade foi destruída pelos romanos pouco antes do ano 70. Os principais documentos do grupo descobertos em Qumran são o Manual de Disciplina ou Regras da Comunidade, os Salmos de Agradecimento, o Rolo da Guerra e o Rolo do Templo.

Dos documentos bíblicos encontrados, o mais magnífico é um pergaminho contendo todo o livro do profeta Isaías, datado de cerca de 100 a.C., que em muito pouco difere do chamado “Texto Massorético”, o texto hebraico preservado em manuscritos medievais que serviu de base para as Bíblias modernas. Embora os escritos de Qumran não façam qualquer referência a Jesus, João Batista ou aos primeiros cristãos, muitas convicções e práticas dos essênios oferecem um novo e interessante contexto para certos aspectos do Novo Testamento e do cristianismo primitivo.
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