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quarta-feira, 6 de maio de 2015

Virtudes da linguagem verbal

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Nos dias atuais, a comunicação humana precisa ser eficiente e rápida, especialmente a linguagem verbal. Não tenha dúvidas: além da aparência pessoal, muitas vezes o sucesso de suas pretensões depende da maneira como você se comunica. Assim, esteja atento para as virtudes de estilo ou qualidades da boa linguagem. Veja a seguir os fatores que influem positivamente no processo da comunicação verbal:
Correção – É a conformidade com a norma dita culta, padrão lingüístico definido pela elite como seu. Quem quiser ascender socialmente, deve dominá-lo, caso contrário, estará “excluído”, ressalvadas as exceções que só confirmam a regra. O emprego da norma culta é requerido na escola, nas repartições e empresas públicas, na imprensa e nas manifestações lingüísticas escritas em geral. A correção ortográfica e gramatical atua na formação de imagem favorável junto aos receptores das mensagens. Por exemplo: na redação do seu currículo, procure caprichar o mais possível, pois do outro lado poderá estar alguém muito exigente quanto a este item. A correção gramatical obtém-se com muita leitura dos chamados “bons autores”, não necessariamente clássicos, e com muito treino sob assistência de professor. Repare que a norma culta comporta dois padrões: o formal (escrito) e o coloquial (oral), que apresentam diferenças. A respeito, leia a Dica n.º 034.
Concisão – É a objetividade na expressão de forma a transmitir-se o máximo de idéias com o mínimo de palavras. Evite a “enrolação” e seja direto. Muitas vezes, o leitor do seu texto tem pouco tempo e quase nenhuma paciência disponível. A linguagem direta, sem rebuscamentos e excesso de adjetivações, comunica melhor. O contrário da concisão é a prolixidade. O jornalista Elio Gaspari, que escreve nas edições de domingo do jornal Folha de S. Paulo, ironiza a prolixidade na seção “Curso Madame Natasha de Piano e Português”, como neste trecho: “Natasha concedeu mais uma de suas bolsas de estudo a Sérgio Fausto, assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda. Ele informou que muitos brasileiros ‘sofrem de carência alimentar’. Madame acha que ele podia ter dito ‘fome’”.
Clareza – Trata-se de virtude essencial da comunicação e seu oposto é a ambigüidade – também chamada anfibologia – e aobscuridade. A clareza permite a perfeita transmissão do pensamento e a indubitável expressão da vontade e dos desejos. É obtida com auxílio da concisão e da simplicidade, o que equivale a dizer: predomínio do uso de vocábulos de alta freqüência (palavras mais acessíveis ao receptor comum), períodos curtos e ordem direta. Há certas categorias profissionais que se esmeram na linguagem rebuscada, quase incompreensível, na vã ilusão de que com isso impressionam. Ledo engano. Não perca de vista a adequação do nível de linguagem ao público a quem se dirige: conforme os destinatários, você precisará empregar a norma popular em vez da culta, pois esta poderá não ser compreendida. O ideal é o falante ser “poliglota na sua própria língua”. A respeito, leia BECHARA, 1989.
Precisão – Na construção do texto (oral ou escrito), procure colocar a palavra certa no lugar certo. A expressão precisa é importante para você atingir o objetivo de comunicar exatamente o que pretende e evitar mal-entendidos. A prática constante da leitura e da escrita e exercícios com sinônimos ajudam a desenvolver a precisão. O contrário é a imprecisão ou mesmo a obscuridade, muitas vezes causadas pela inadequação vocabular.
Naturalidade – É a fluência da comunicação verbal sem preocupação exagerada com a correção. Para alcançar-se a naturalidade, deve-se evitar a linguagem rebuscada – o chamado preciosismo, o emprego, por exemplo, de excesso de vocábulos de baixa freqüência (palavras de significado desconhecido da maioria das pessoas) –, o abuso da ordem inversa e, na expressão oral, o linguajar próprio do padrão formal (língua escrita). Imagine, por exemplo, em bate-papo num barzinho, alguém dizer “você ver-se-á em maus lençóis se continuar a insistir naquilo". A respeito, leia a Dica n.º 034.
Originalidade – Procure ser original ou, como se costuma dizer, “ser você mesmo”. É claro que o que é bom pode ser utilizado, mas de forma moderada, sem cair na imitação servil. A originalidade na expressão revela o estilo de cada um e, como já dizia Buffon, “o estilo é o próprio homem”. Com o tempo, seu estilo vai-se definir mediante certas preferências vocabulares e de construção frasal e isso vai evidenciar sua marca e mostrar visão própria do mundo.
Nobreza – É atributo da linguagem, especialmente escrita, livre de palavras e expressões vulgares e mesmo obscenas. O texto nobre é aquele que qualquer pessoa pode ler “sem censura”. A gíria, salvo situações particulares e justificadas, deve ser evitada na linguagem escrita. Observe que neste tópico aplica-se perfeitamente a distinção entre padrão formal e coloquial. Assim como não cabe o primeiro na comunicação oral, o segundo não se compatibiliza com o texto escrito.
Harmonia – A prosa harmônica prima pela adequada escolha e disposição dos vocábulos, pelos períodos não muito longos e pela ausência de cacofonias, especialmente o eco. É o texto cuja leitura dá prazer.
Colorido e elegância – Atributos que valorizam sobremaneira a expressão verbal pela adequada seleção vocabular e, entre outros fatores, pelo emprego comedido e adequado das figuras de linguagem. A contínua leitura e a prática constante da escrita possibilitam adquirirem-se estas virtudes. Portanto, você já sabe: muita leitura e muito treino.
Para aperfeiçoar seu texto, evite as cacofonias, a repetição vocabular (por isso, a importância dos exercícios com sinônimos e do uso do dicionário) e faça economia do “que”, dos pronomes possessivos e dos artigos indefinidos. Leia mais sobre isso na Dica n.º 01. Texto com palavras repetidas muito proximamente demonstra desleixo na escrita ou pobreza de recursos vocabulares.
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Fonte de Estudos e Pesquisa: http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica098.html

Imagens adicionadas meramente ilustrativas: http://www.google.com.br

terça-feira, 5 de maio de 2015

Os Nomes e seus Significados - Tradução...

Os Nomes e seus Significados Biblicos, encontre o seu nome e o que ele significa segundo a tradução para a Biblia Sagrada de acordo com a Palavra de Deus, também na tradução do grego, hebraico e outras línguas:
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A
Aarão - Arca
Abdão ou 
Abdom - sérvulo de Deus
Abdias - servo do Senhor
Abel - filho
Absam - o veloz
Abessalão - Deus é paz
Abião - Deus é pai
Abiatar - Deus dá abundâ
ncia
Abigail - fonte de alegria ou meu pai é alegria
Abimeleque - Deus é rei
Abinadabe - meu pai é generoso
Abirão - Deus é excelso
Abiú - Deus é pai
Abner - Deus é luz
Abraão - pai de muitos povos
Absalão - Deus é prosperidade
Acabe - igual a meu pai
Acaz - possuidor
Acsa - anel no tornozelo
Ada - ornamento
Adadezer - o protegido
Adão - o homem
Adonias - Javé É O Senhor
Adonibezeque - senhor de Bezeque
Adoniram - Deus é exaltado
Adonisedeque - o Senhor é justo
Adurão - o Senhor é execelso
Ageu - o festivo
Agripa - que nasceu com os pés para frente
Aicão - Deus exalta-se
Airão - meu irmão (Deus) é excelso
Álcimo - elevado por Deus
Alfeu - Deus substituiu
Amã - o grande
Amasá -auxiliado por Deus ou Deus é forte
Amasias - o Senhor é forte
Aminadabe - o Senhor mostrou-se generoso
Aminom - digno de confiança
Amirom - Deus é sublime
Ampliato - aumentado
Ana - cheia de graça
Ananias - o Senhor tem sido misericordioso
André - forte, viril
Andr
ônico - vencedor dos homens
Anrafel - a boca de Deus falou
Antípatro - o retrato do pai
Aode - glória
Apol
ônio - consagrado a Apolo
Áquilas - homem do norte
Aquimeleque - Deus é rei
Aquinoão - Deus é amável
Aquior - Deus é luz
Aquitobe - meu irmão (Deus) é bom
Ariel - leão de Deus
Ario - dedicado a ares, rei da guerra
Arioque - nobre
Aristarco - soberano exímio
Aristóbulo - conselheiro excelente
Arquelau - chefe do povo
Arquipo - mestre-estábulo
Artaxerxes - o grande rei
Asá - Deus fez
Asael - Deus o fez
Asaf - Deus foi benevolente (para mim)
Asera - deusa dos tiros
Asíncrito - incomparável
Azael - Deus viu
Azarias - o Senhor ajudou
B
Baal - dono, senhor
Baltasar - proteja o rei ou proteja sua vida
Banaías - Deus construiu
Baraque - raio
Barjésus - filho de Jesus
Barjona - filho de Jona
Barnabé - filho da consolação
Barrabás - filho do mestre
Barsabás - nascido em sábado
Bartimeu - filho de Timeu
Bartolomeu - filho de Tolmai ou Talmai
Baruque - Deus seja bendito
Basemá - bálsamo
Batuel - homem de Deus
Berenice - que leva à vitória
Berzelai - homem de ferro
Beseleel - na sombra de Deus
Betânia - casa do pobre
Betsabé - a viçosa
Boanerges - filhos da tempestade
Boos - nele há força
C
Caio - feliz, alegre
Calebe - cão
Cefas - Pedro
Cis - dom
Cloé - folhagem viçosa
Coré - o calvo
Crispo - de cabelo crespo
Cristo - Ungido , (hebraico) - Messias.
D
Dã - fazer justiça
Dalila - mulher dócil
Dâmaris - implorada pelo povo
Daniel - Deus é meu juiz
Davi - chefe ou amado
Débora - abelha
Demétrio - consagrado a
Deméter ( a deusa terra-mãe)
Dina ou diná - a julgada
Dionísio - filho de zeus ( o deus do vinho)
Diótrefes - alimentado por Zeus
E
Ebede - servo
Edom - o ruivo
Efraim - frutífero
Élcana - Deus fundou
Eleazar - Deus ajudou
Electa - eleita
Eli - (Heli)
Eliacim - (Eliaquim)
Eliaquim - que Deus estabeleça
Elias - Javé é Deus
Eliezer - Deus é auxílio
Elimeleque - Deus é rei
Elisabete - Deus é plenitude ou consagrada a Deus
Eliseu - Deus ajudou
Eliú - ele é Deus
Eloim - Javé é o Deus e não há outro senão ele
Emanuel - Deus conosco
Enéias - herói da lenda
Enós - homem
Epafras - forma reduzida de
Epafrodito - o encantador
Epêneto - o elogiado
Erasto - o amado
Esaú - o peludo, o cabeludo
Esbaal - o seguidor de Baal
Esdras - Deus é auxílio
Estáquis - espiga de milho
Estéfanas - que usa coroa
Ester - estrela
Estêvão - coroa
Etã - o constante
Eunice - a vitoriosa
Eubulo - bom conselheiro
Êutico - o próspero
Eva - dar vida ou mãe de todos os vivos
Evódia - que escolhe um bom caminho
Ezequias - Deus é minha força
Ezequiel - Deus fortalece
F
Facéia - Deus abriu os olhos
Farés - o que rompe
Filêmon - que ama
Fileto - o amado
Filipe - amador de cavalos
Finéias - egípcio ou mouro
Flegonte - o fervoroso
Fortunato - favorecido pela sorte
G
Gabael - gabelo
Gabelo - Deus é elevado
Gabriel - enviado de Deus ou Deus mostrou-se forte
Gade - boa sorte
Gamaliel - Deus me fez bem
Gedeão - lutador de espada
Gérson - estrangeiro, peregrino
Godolias - o Senhor mostrou sua grandeza
Golias - transmigração, passagem
H
Habacuque - abraço
Hades - o invisível
Hagite - nascida numa festa
Hamurábi - o quente
Hanâni - Deus compadeceu-se
Hanom - compadecer-se
Hazael - Azael
Héber - companheiro
Hélcias - Deus é a minha sorte
Heli - o Senhor é excelso
Heliodoro - dádiva do deus-sol
Hemã - feliz Henoque - Enoque
Hermas - dádiva de
Hermes (deus grego)
Hermógenes - descendente de

Hermes Herodes - filho de herói
Herodíades - filha de herói
Herodião - filho de herói
Hirão ou Hirom - O irmão (Deus) é sublime
Hosana - salva-nos, te pedimos
Hur - branco
I
Icabode - desapareceu a glória
Isabel - Elisabete
Isaías - Deus é a salvação
Isaque - a divindade riu
Isbaal ou Isbosete - homem da vergonha
Ismael - Deus ouve
Israel - o que governa com Deus
J
Jacó - aquele que suplanta, que vence
Jael - cabra selvagem
Jafé - Deus lhe dê largo espaço
Jair - o iluminado por Deus
Jairo - Jair
Jaquim - Deus dê firmeza
Jasão - curandeiro
Javé - o nome próprio de Deus, na Bíblia hebraica
Jeconias - Deus dê força
Jedidiá - predileto de Deus
Jefté - que Deus liberte
Jetro - primazia
Jeremias - Deus é sublime
Jerobaal - Baal mostre sua grandeza
Jeroboão - que o povo se multiplique
Jesonias - Deus atenda
Jessé - homem de Deus
Jesus - Deus é seu auxílio ou sua salvação
Joabe - Deus é pai
Joacaz - Deus segura minha mão
Joana - forma feminina de João
João - Deus é gracioso
Joaquim - elevado de Deus
Joás - Deus doou
Joatão - Deus mostrou-se justo
Joel - Javé é Deus
Jona - pomba
Jonadabe - Deus mostrou-se benéfico
Jonas - pomba
Jônatas - dado por Deus
Jorão - Deus é excelso
Josafá - Deus julga
José - aquele que acrescenta
Josias - Deus traz a salvação
Josué - Deus é a salvação
Judite - louvada
L
 
Labão - branco
Lameque - jovem forte
Lamuel - consagrado a Deus
Lázaro - Deus é o meu auxílio
Levi - unido, ajuntado
Lia - novilha, vitela
Lino - linho
Lisânias - aquele que livra de preocupações
Lísias - aquele que liberta
Lucas - luz
M

Macabeu - valoroso, ilustre, guerreiro, vingador
Malalieu - Deus faz resplandecer a sua luz
Malaquias - meu mensageiro
Malco - rei
Manaém - consolador
Manassés - aquele que faz esquecer
Mara - amargo
Marcos - servo de Marte
Mardoqueu - pertencente ao deus Marduque
Maria - soberana, senhora ou amada por Javé
Marta - senhora
Matatias - presente de Deus
Mateus - presente de Deus
Matias - ( forma reduzida de Matatias)
Maviael - Deus vivifica
Melquisedeque - rei da justiça
Merari - o robusto
Meribaal -adversário deBaal
Messias - o ungido
Matusael - homem de Deus
Micael - (Miguel)
Micol - (forma reduzida de Micael)
Miguel - Quem é com Deus
Miquéias - (variante de Micael)
Misael - nome derivado de Miguel
Moabe - do próprio pai
Moisés - dar à luz, salvo das águas
Moloque - rei (deus pagão)
N

Naamã - a criança é amável
Nabal - tolo
Nabi - profeta
Nabote - broto
Nabucodonosor - Nabu proteja o filho
Nacor - o roncador
Nadabe - Deus mostrou-se generoso
Natã - dádiva de Deus
Natanael - dádiva de Deus
Naum - Deus consola
Nazireu - consagrado à Deus
Neemias - Deus consola
Neftali - lutador
Nicanor - vencedor de homens
Nicodemos - aquele que vence com o povo
Nicolau - aquele que vence com o povo
Nilo - (egípcio) o rio
Noé - descanso
Noemi - minha amenidade
O
 
Obede - aquele que serve
Ocozias - Deus segura minha mão
Ofni - ( do egípcio através do hebraico) rãzinha
Onã - o robusto
Onesíforo - que traz utilidade
Onésimo - útil
Onias - Deus é clemente
Ooliabe - uma tenda é a divindade *
Oséias - Deus salva
Osias - (Ozias)
Otoniel - leão de Deus
Oza - (Uziel)
Ozias - uma das variantes de Azarias
Oziel - variante de Uziel
P
Pármenes - aquele que fica
Pátrobas - que deve a vida ao pai
Paulo - de baixa estatura
Pedro - pedra, rocha
Pérside - a persa
Pilatos - armado de lança
Prisca - anciã, a venerável
Públio - público, popular
Pudente - pudente, pudoroso, casto
Putifar - dado pelo sol
Q 
Querubim - Deus abençoa ou Deus é louvado
R 
Rabi - meu Senhor
Rafael - Deus curou
Raguel - amigo de Deus
Raquel - ovelha
Rebeca - a que liga, a que une
Roboão - O povo dilatou-se
Rode - rosa
Romelia - Deus seja sublime
Rubem - eis um filho
Rufo - O ruivo
Rute - Plena de beleza ou amiga
S 
Sadoque - sagrado
Safira - pedra preciosa
Sálmana - sacrifício
Salmon - luz, esplendor
Salomão - prosperidade ou o sacrífico
Salomé - sã e salva ou paz
Samuel - ouvido por Deus
Sansão - igual ao sol
Sara - soberana
Sarasar - o deus Betel proteja o rei
Sárvia - a perfumada com almácega
Saul - o implorado
Saulo - forma grecizada do hebraico Saul
Sedecias - Deus é minha ajuda
Séfora - avé
Sem - nome afamado
Senaqueribe - o deus Sim aumenta o número de meus irmãos
Sete - compensação
Silas - forma grecizada do nome Saul
Silvano - forma latinizada do nome Silas
Simão - o mesmo que Simeão
Simeão - Deus ouviu
Sofonias - Deus protege
Sópatros - salvador de seu pai
Sosípatros - salvador de seu pai
Sóstenes - o robusto
Sulamita - moça de Suném ou mulher digna de Salomão Susana - lírio
T
Tabeel - Deus é bom
Tabita - gazela
Tadeu - o corajoso
Tamar - tamareira
Taré - bode
Tebni - testa-de-ferro
Teófilo - amado por Deus
Tércio - o terceiro
Tértulo - forma diminutiva de Tércio
Tiago - forma vernácula de Jacó
Timão - o honrado
Timeu - forma reduzida de Bartimeu
Timóteo - que honra a Deus
Tíquico - o felizardo
Tirano - senhor absoluto, usurpador do poder
Tito - (latim) pombo selvagem, (grego) temente a Deus
Tobias - Deus é bondoso
Tomé - gêmeo
Trófimo - filho de criação
Tubal - ferreiro
U
Urbano - civilizado
Urias - Deus é luz
Uriel - Deus é luz
Uziel - forma tomada de Eleazar- Deus ajuda
V
Vasti - a mais bela
X
Xadai - o Todo-Poderoso, nome divino usado no Antigo Testamento
Xamaxe - o Sol
Xerxes - forma grega do nome hebraico Assuero
Z
Zabulão - morada
Zacarias - lembrado de Deus
Zambri - ajudado por Deus
Zaqueu - o puro
Zará - Deus brilhou
Zebe - variante de Orebe
Zebedeu - forma gracizada do nome Zabdi ou Zabdiel 

Zabdi ou Zabdiel 
- presente de Deus
Zenas - presente de 
Zeus
Zorobabel - broto de Babel


domingo, 26 de abril de 2015

O êxodo...

O êxodo israelita

O Êxodo e o deserto, passar pelo deserto nos é favorável pois ali aprendemos a ser mais firmes, fortes e corajosos, o deserto não foi feito para permanecermos é um lugar de passagem, de aprendizado,  de transformação. Não importa o deserto que você esteja passando, tenha certeza de que  Deus tem uma grande vitória para você, desde que você não tenha medo e confie totalmente em Deus. Jamais pense em voltar para a escravidão do Egito.


A emigração em massa do povo de Israel do Egito, depois de muitos anos de residência e revoltante opressão, é um acontecimento tão importante na história do povo e na história da soberania de Deus que ocupa quatro livros inteiros da Bíblia (os 137 capítulos de Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), além de muitas outras referências no Antigo Testamento e no Novo. O êxodo israelita é fartamente lembrado nos Salmos 105, 106, 114 e 115 e no discurso de Estêvão pouco antes de ser apedrejado (At 7.1-53). Nas palavras introdutórias dos Dez Mandamentos, Deus rememora a saída de Israel do Egito e se apresenta com as seguintes palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito” (Êx 20.2; Sl 81.10). O famoso êxodo, de acordo com o registro bíblico (1Rs 6.1), aconteceu 480 anos antes da construção do templo de Jerusalém no início do reinado de Salomão. Não há unanimidade quanto à data: pode ter sido em 1450 antes de Cristo ou 160 anos mais tarde, em 1290 antes de Cristo.

Muita gente
A história do êxodo israelita contém elementos quase inacreditáveis, a começar com a quantidade de pessoas que dele participaram. Além de crianças, adolescentes, mulheres e idosos, havia cerca de 600 mil homens de mais de 20 anos (Êx 12.37, 38.26; Nm 1.46, 11.21). Se para cada homem houvesse apenas uma criança e uma mulher, o número de peregrinos iria para 1,8 milhão. Se, na melhor das hipóteses, houvesse quatro outras pessoas (o cônjuge e três filhos), o número subiria para 3 milhões.


Muita bagagem
Cada família levava seus pertences, apetrechos, roupas, joias de prata e ouro que receberam dos egípcios no dia da partida, além de seus rebanhos tanto de ovelhas como de cabras (Êx 12.38). É muito provável que levassem também uma barraca ou tenda para armar ou desarmar conforme as circunstâncias (Êxodo 18.7 -- (NTLH) -- diz que Moisés entrou em sua barraca para conversar longamente com o sogro, Números 25.6 diz que Zinri levou uma mulher moabita para dentro de sua barraca e Êxodo 33.10 diz que cada israelita adorava a Deus em pé na entrada de sua própria barraca).


Muito tempo
O êxodo durou muito tempo -- 40 anos --, durante o qual todos os homens com mais de 20 anos que haviam saído do Egito tombaram no deserto, como resultado da revolta coletiva provocada pelo relatório pessimista de dez dos doze espias enviados a Canaã (Nm 14.26-38). Eles deram muitas voltas e fizeram muitas paradas. Certamente caminhavam bem mais vagarosamente do que os nômades do deserto, que hoje percorrem de 15 a 20 quilômetros em um dia de jornada.


Situação muito incômoda
Não havia sensação de permanência. Era uma enorme sucessão de entra e sai, de fazer e desfazer malas, de armar e desarmar acampamento. Era uma vida em trânsito, sem a segurança de uma residência fixa. Com tanta escassez de água, como lavar as mãos, o corpo, a roupa, as vasilhas? Como purificar a impureza causada pelas emissões dos órgãos sexuais, (a menstruação feminina e a polução masculina), como exigiam as normas (Lv 15.1-32; Dt 23.9-11)? Como limpar os bebês? O acampamento deveria estar sempre limpo, para a glória de Deus e para sobrevivência do povo (Dt 23.14). Não se deveria urinar e evacuar em qualquer lugar (Dt 23.12-13), embora na época não houvesse sanitários químicos.


Relacionamento muito difícil
As relações pessoais não são fáceis. Quanto maior o número de pessoas num mesmo lugar, mais difíceis elas de tornam. Havia grupos distintos quanto ao gênero (homens e mulheres), quanto à idade (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos), quanto à tribo (Bezalel e Aoliabe, os dois principais artífices do tabernáculo, por exemplo, eram da tribo de Judá e de Dã) e quanto à etnia (nem todos eram israelitas). A Bíblia registra que entre os caminhantes havia “grande multidão de estrangeiros de todo tipo” (Êx 12.38, NVI), talvez minorias perseguidas e outros escravos, bem como egípcios casados com israelitas e egípcios tementes a Deus. Havia tantos problemas que Moisés ficava ocupado com eles “desde a manhã até à noite” (Êx 18.13). Algumas questões eram mais difíceis e outras, mais fáceis (Êx 18.22).


Muita dependência de Deus
Os peregrinos dependiam de Deus em tudo. “Durante o dia o Senhor ia na frente deles numa coluna de nuvem, para lhes mostrar o caminho. Durante à noite ele ia na frente deles numa coluna de fogo, para iluminar o caminho, a fim de que pudessem caminhar de dia e de noite” (Êx 13.21, NTLH). Não havia pepinos, melões, verduras, cebolas, alhos, carnes (Nm 11.4-5) nem sobremesas e bebidas (Dt 29.6), mas o suculento maná caía do céu durante a noite simultaneamente com o orvalho, dia após dia, durante os quarenta anos de êxodo (Nm 11.7-9). Quando não havia oásis nem água, Deus fazia “com que o deserto se transformasse em lagos e a terra seca virasse fontes de água” (Sl 107.35). Quando havia água, mas água amarga, ele a tornava boa para beber (Êx 15.23-25). O cuidado de Deus abrangia outros setores menos cruciais, como destaca Moisés em seu discurso à entrada de Canaã: “Nesse tempo todo [os quarenta anos de deserto] não ficaram gastas as roupas que vocês vestiam nem as sandálias que calçavam” (Dt 29.5). Na passagem paralela, Moisés lembra mais um detalhe: “E os pés [de vocês] não ficaram inchados” (Dt 8.4; Ne 9.21).


Muito pecado
Embora sob o estrito cuidado de Deus e fartamente instruídos sobre como comportar-se, os israelitas caíram em pecado várias vezes durante o êxodo. Eles são acusados de incredulidade, ansiedade, ingratidão, reclamação, murmuração, provocação, rebelião, idolatria e orgia sexual. Entre os maiores escândalos, estão o caso do bezerro de ouro (Êx 32), a animosidade de Miriã e Arão contra Moisés (Nm 12), a incredulidade dos dez espias e o tumulto coletivo que eles causaram (Nm 14), a revolta dos 250 israelitas de fama liderados por Corá (Nm 16), a adoração de Baal-Peor e a relação sexual com as sacerdotisas moabitas (Nm 25).


Muita disciplina
Porque Deus é santo e justo, cada escândalo dos israelitas a caminho da terra prometida era severamente punido. No caso da murmuração coletiva, muitos foram picados por serpentes venenosas e morreram (Nm 21.6; 1Co 10.9). No caso de Baal-Peor e da imoralidade sexual com as moabitas, “vinte e três mil deles caíram mortos num dia só” (1Co 10.8). No caso do tumulto provocado pelos dez espias, Deus decretou o prolongamento do êxodo até que morressem no deserto os 600 mil homens de mais de 20 anos que saíram do Egito na noite do dia 14 de nissan.


Muito êxito
O êxodo de Israel foi um êxito de Deus. Foi um laboratório no qual se implantou o monoteísmo, o temor do Senhor, a religião judaica, o culto, o sacerdócio e a assembleia dos crentes. Nesse longo período de tempo, Deus se revelou de maneira marcante, acabou com a pluralidade de deuses, condenou a adoração de imagens, mostrou a sua soberania e providência, proclamou a sua justiça e misericórdia e providenciou os códigos de fé e de conduta. No êxodo nasceu a nação de Israel, com leis próprias e espaço próprio, com o propósito de ser luz para as outras nações (Is 49.6). Tudo isso foi acontecendo paralelamente a todos os outros episódios normais da vida e de uma sociedade: as meninas viravam mocinhas, as mulheres casadas engravidavam e as cinquentonas entravam na menopausa. Havia nascimentos, casamentos, mortes e enterros.

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