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domingo, 29 de março de 2015

Para Ter Paz no Lar...


Para Ter Paz no LarA paz conjugal é real. O amor harmônico familiar entre pais e filhos  é possível. Mas onde isto será visto onde prevalece o egoísmo? Enquanto o ego não for quebrado, por estarmos com Cristo crucificados o que sempre se verá será: esposas mandonas, maridos mandões, filhos em tudo impositivos. Sobre o marido pesa a responsabilidade de ser o cabeça do lar.
Sem que seja o que Adão foi para Eva dando ouvidos a ela para desobedecer ao Senhor. Ele deve amar a esposa como Cristo ama a Igreja dando a sua vida por ela e a guiando com mansidão. Cristo nunca será para os que ama, um esposo mandão. Nas coisas comuns da vida em que não há uma ordem direta da parte de Deus para ser cumprida… que haja renúncia dos cônjuges para fazer a outra parte feliz.
E ao próprio marido, que sendo a cabeça, cairia mui bem não criar desavença nas decisões da vida em comum. Onde deve ficar a geladeira ou a mesa? O quanto se deve abrir as janelas? Qual deve ser a cor das cortinas? E assim e relação a todas as coisas em que cabe melhor à esposa deliberar, que o marido aprenda a renunciar.
Somente nos casos semelhantes ao de Eva, quando ela decide agir contra a vontade divina, pesasobre o marido o dever, de manter o padrão divino em seu lar. Porque a casa que Deus não governa porque o marido aprova as coisas que seus filhos ou esposa fazem contra os mandamentos divinos há de ruir em pedaços em graves tormentos de dissensões, abusos e desrespeito porque Deus jamais concederá honra a qualquer um que lhe desonra.

Fonte de estudos e Pesquisas: http://estudos.gospelmais.com.br/para-ter-paz-lar.html#

quinta-feira, 26 de março de 2015

Lugares Importantes em Israel...

Lugares Importantes em Israel - Micmás, Geba e " Passagem"

Micmás - Lugar escondido ou longe
Lugar identificado com o atual Mukhmas, um morro de uns 600 m acima do nível do mar e a uns 11 km ao NNE de Jerusalém. Fica ao N do monte Suweinit (Nahal Mikhmas), que se pensa ser o “desfiladeiro de Micmás”. (1ª Sam. 13:23) Com a confluência de outras montanhas, do SO e do NO, o monte Suweinit que se estende desde a região montanhosa de Efraim até ao vale do Jordão.
Sem dúvida, com o fim de se preparar para libertar Israel do controlo filisteu, o rei Saul escolheu uma força de 3.000 homens. Destes, 2.000 acamparam com ele em Micmás e na região montanhosa de Betel, e os outros ocuparam posição junto do filho, Jonatas, em Gibeá. Mais tarde, na vizinha Geba (“Gibeá”), Jonatas desferiu um ataque sobre a “guarnição” dos filisteus. Em retaliação, os filisteus reuniram um grande exército, inclusive carros e cavaleiros, e aparentemente obrigaram Saul a retirar-se de Micmás para Gilgal.
A aldeia árabe de Mukhmas preserva o nome da cidade bíblica de Micmás. A cidade se situa ao lado da " Passagem " mencionada duas vezes nas Escrituras e, aparentemente, serviu para manter vigilância sobre esta importante rota. Micmás foi derrotado durante o período da monarquia, como foi mencionado no relato de Saul e Jónatas.
Depois do exílio, Benjamim voltou a viver aqui. Micmás estava perto da fronteira entre Benjamim e Efraim, e, portanto, perto da fronteira com os reinos do norte e do sul, provavelmente pertencente a Israel a maior parte do tempo.

Geba
A Sudoeste de Micmás está a moderna aldeia árabe de Jaba, que preserva o local bíblico de Geba. Uma cidade levítica no território tribal de Benjamim, Geba foi fortificada por Asa durante sua guerra com Baasa (1 Reis 15:22). Durante o tempo de Josias, Geba era aparentemente a cidade mais setentrional em Judá, como o rei destruiu os lugares altos " desde Geba até Berseba " (2 Reis 23:8). Por causa da ocupação atual, os arqueólogos não chegaram a fazer escavações.

Micmás e “a passagem”
A região montanhosa é profundamente cortada por desfiladeiros profundos (wadis) que correm de leste a oeste. Estes restringem significativamente o tráfego para os cumes dos barrancos, tornando a passagem norte-sul difícil exceto no cume das bacias hidrográficas centrais. Uma exceção a isso é essa " passagem " no Wadi Suwenit - um amplo lugar no cânon, onde a passagem é fácil. Consequentemente, esta rota é conhecida na Bíblia em várias ocasiões. Isaías, o profeta fala sobre uma invasão do norte que se move por Micmás, do outro lado " o passe ", e sobre Geba, Ramá, Gibeá e Jerusalém (Is 10:28-32).

Os penhascos

O relato também menciona em conexão com o ataque de Jonatas sobre os filisteus (1 Sam 14). O filho de Saul surpreendeu a guarnição dos filisteus por não entrar em toda a passagem, mas em vez de ir ao redor e subir e descer penhascos íngremes. Estes penhascos foram nomeados Sené e Bozez (académicos debatem os significados dessas palavras). Quando os filisteus viram Jonatas e o seu escudeiro subir, eles exortaram para eles continuarem, sinalizando, assim, a Jonatas que Deus estava com eles. Derrota deste contingente por Jonatas levou a uma vitória nacional naquele dia.

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