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segunda-feira, 8 de abril de 2013

Zacarias, Berequias, Ido e “Saf-Raal”

BaHodesh  há-shemíni bish’nat shetâim lê-Dariavêsh haiá devar-Ieovah él ZeHariah Ben-BereHiah, bên-Ido há-navi lemor” -  No 8º mês do 2º ano...


BaHodesh  há-shemíni bish’nat shetâim lê-Dariavêsh haiá devar-Ieovah él ZeHariah Ben-BereHiah, bên-Ido há-navi lemor” -  No 8º mês do 2º ano de Dario (reinado), veio a Palavra do Senhor a Zacarias, filho de Berequias, neto de Ido, o profeta, dizendo (Zacarias 1:1).
A chave, o resumo do livro, está neste versículo. Como é sabido, o livro de Zacarias é eminentemente escatológico e colocá-lo-ia entre Daniel e Apocalipse nas cenas dos acontecimentos finais.
Zacarias, profeta e sacerdote levita, é apontado por Neemias (12:16) como um dos sacerdotes que vieram com Zorobabel (Zerubavel) do cativeiro babilônico para Jerusalém. O povo, mesmo voltando do cativeiro, continuava incrédulo, profano e rebelde contra Deus e o seu profeta, Zacarias, do qual Jesus fala em Mateus 25:35:“Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até ao sangue de Zacarias, filho de “BereHia”, que matastes entre o santuário e o altar.” (Obs.: a destruição de Jerusalém no ano 70 e o holocausto (1939-45), certamente fizeram parte dessa profecia!). Ps.: Há ref. também, do Zacarias de 2 Crônicas 24:20-22 (filho de Joiada).
Mas, a aliança de Deus com os Patriarcas sempre foi recorrente e o será eternamente (Salmos 105:8-11; Jeremias 31:35-37). Assim é que a ‘leitura’ inicial do livro de Zacarias vem por força do seu primeiro versículo: ZEHARIA (o neto) quer dizerlembrarBereHia (o pai) fala de bênção, promessa, aliançaIdo (o avô(**)indica tempo designado, transmitindo a seguinte mensagem: O Deus Eterno, o Senhor, jamais esquecerá da sua bênção, da sua promessa, da sua ALIANÇA para com Israel e, no tempo designado, Deus fará acontecer a sua promessa  para Israel! Assim, também, Deus se lembra de nós, da sua promessa que há de acontecer no seu tempo designado!
Jerusalém é o foco das atenções mundiais e das constantes disputas entre árabes e israelenses. Em Zacarias 2:5, Deus promete ser um muro de fogo (‘Homat ésh’, v.9, em hebraico) para Jerusalém e Deus mesmo será a Glória de Israel! E, no versículo 8, diz: “Depois da Glória, Ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho (‘Bavat einó’)”.
“SAF-RAAL” (Zacarias 12:2  ). Textos expressivos da Bíblia falam do cerco final de Jerusalém por todas as Nações da terra! Zacarias 12:3 diz: “Farei de Jerusalém uma pedra pesada (évenn maamassá) para todos os povos… e ajuntar-se-ão contra Jerusalém todas as Nações da terra”.
Haverá intervenção final do próprio Deus em favor de Jerusalém (a cidade do Grande Rei, Jesus – Mateus 5:35), o  que  ocorrerá no final  da  Batalha  de  Armagedom  (Apocalipse 19:11-21, l6:12; Daniel 11:40, 11:27; Joel  3:14, 3:12, 14).  E, literalmente, Jerusalém tornar-se-á uma ‘caneca de Veneno’ (SAF-RAAL)uma taça de veneno para todos os povos da terra. Tem-se o arsenal nuclear de Israel no deserto de Néguev (Sul), em Dimona, para aquilo que o próprio Estado de Israel imagina ser, também, a “Operação Sansão” (Sansão, na hora da sua morte, disse em Juízes 16:30a: “Morra  eu  com  os filisteus”!)  E, curiosamente, Isaías 15:9 cita ‘Dimon’: “As águas de  Dimom  estão  cheias de sangue, porque ainda acrescentarei mais a Dimom”.
Deus está no controle! Quando os Reinos do Norte – Ezequiel 38-39 (Rússia e aliados) e o Reino do Sul – Daniel 11:40 (Estados Unidos e aliados) e os Reis do Oriente (China e aliados, Apocalipse 16:12) e o 4º  Império Mundial (Roma ressurreta – Daniel  cap. 2 e 7,  pelo bloco  da  União Européia – antigo Império Romano)  marcharem para aniquilar o povo Judeu, ocorrerá o que está escrito, entre  outros textos, em Mateus 24:30 –“Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos  da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com  poder e grande glória”. E cumprir-se-ão Zacarias 12:10, Zacarias 14:4 e Apocalipse 1:8.  Diz Ezequiel 37:28:  “As Nações saberão que Eu Sou o Senhor que santifico a Israel…” Ato contínuo, será estabelecido o Milênio após o julgamento das Nações – Joel 3:2 e 14.

Fonte de Estudos e Pesquisa: http://estudos.gospelprime.com.br/grego-hebraico/


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sexta-feira, 5 de abril de 2013

Os seres Humanos como Corpo e Alma



Exemplo meramente ilustrativo de um atleta temporário: Três vezes por semana sofro uma tortura sob a direção do meu preparador físico pessoal, na Academia que freqüento. Ele é meu Faraó particular. Exercícios cardiovasculares, levantamento de peso e as desagradáveis contorções dos exercícios abdominais são parte da minha rotina. Tudo isso, a despeito do conhecimento do texto bíblico: "o exercícios físico para pouco é proveitoso"! (1 Timóteo 4.8) Enquanto me preocupo com meu corpo, com meu peso, aparência e saúde geral, lembro-me das palavras de Jesus Cristo: "Não temas os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aqueles que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." (Mateus 10.28) Os seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus, são criaturas feitas de um corpo material e uma alma não-material. A alma ás vezes é referida como espírito. Tanto o corpo quanto a alma são criados por Deus e são aspectos distintos da nossa composição pessoal. A visão bíblica do seres humanos difere radicalmente da visão dos gregos antigos. Nosso corpo e nossa alma compõem uma dualidade, não um dualismo. Na teoria dualística dos gregos, o corpo e a alma são visto como substâncias incompatíveis que coexistem em constante tensão. São fundamentalmente incompatíveis. Geralmente o dualismo afirma que existe algo inerentemente mau ou imperfeito sobre qualquer objeto físico, e, portanto vê o corpo como um recipiente mau para a alma pura. Para os gregos, a salvação significa libertar a alma do corpo, quando a alma é finalmente liberta da prisão domiciliar da carne. A visão bíblica do corpo é que ele foi criado bom e não há nenhum mal inerente em sua substância física. Mesmo assim, ele sofre de corrupção moral, da mesma maneira que a alma. O ser humano é pecador no corpo e na alma. O Cristianismo, longe de ensinar a redenção da prisão do corpo, ensina a redenção do corpo. Como uma dualidade, o ser humano é uma entidade com duas partes distintas unidas pelo ato da criação divina. Não há necessidade - nem filosófica, nem exegética – de acrescentar uma terceira parte ou substância (como o espírito) para ser o elo na tensão dualística. A teologia ortodoxa rejeita a visão tricotomista do ser humano, segundo a qual é concebido com três partes distintas: corpo, alma e espírito. Embora muitos teólogos tenham defendido a imortalidade natural ou essencial da alma humana, é importante lembrar que a alma humana: (1) é criada por Deus é não é inerentemente eterna; (2) embora não seja composta de matéria e sujeita à dissolução por forças físicas, contudo pode ser destruída por Deus. A alma não pode existir nem por um momento à parte do poder sustentador de Deus. "Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17.28). Na morte, apesar de o corpo morrer, a alma - tanto do crente como do não-crente - continua viva. Os crentes ficam aguardando a consumação de sua redenção e a glorificação de seus corpos. O impenitente fica aguardando o julgamento eterno de Deus. Deus preserva a alma da morte, e por isso o ser humano tem uma continuidade de existência pessoal consciente além do túmulo. Toda pessoa está caída; tanto o corpo quanto a alma são objetos da graça salvadora de Deus.

Sumário
1. Os seres humanos têm um corpo material e uma alma imaterial.
2. Os seres humanos formam um unidade-na-dualidade. O Cristianismo rejeita a noção grega de dualismo.
3. O corpo humano é parte da boa criação de Deus. Embora esteja caído, assim como alma, nenhum dos dois é inerentemente mau.
4. A alma humana não é naturalmente eterna. Tem de ser criada e sustentada por Deus.

- Obs: Não deixe de realizar atividades físicas regularmente na quantidade certa (não confunda atividade física com esforço físico até a exaustão) pois a atividade física é bom e necessário para a saúde do corpo e da alma, Deus também nos diz para zelarmos do nosso corpo; por ser Seu santuário.

Fonte de Estudos e Pesquisa: 2º Caderno Verdades Essenciais da Fé Cristã – R.C.Sproul. Editora Cultura Cristã.

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