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segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Jesus Cristo como o Unigênito


João 1.1-18; Colossenses 1.15-19; Hebreus 1.1-14

"Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou." João 1.18

A referência bíblia a Jesus Cristo “o unigênito do Pai" (João 1.14) têm provocado grandes controvérsias na história da Igreja. Devido ao fato de Jesus ser chamado também de "o primogênito de toda a criação" (Colossenses 1.15), tem-se argumentado que a Bíblia Sagrada ensina que ele não é divino, e, sim, uma criatura exaltada. As testemunhas de Jeová e os Mormons negam a divindade de Jesus Cristo apelando para esses conceitos. É principalmente devido a essa negação da divindade de Cristo que esses grupos sãos considerados como seitas e não como denominações cristãs. A divindade de Jesus Cristo tornou-se uma questão crucial no século IV, quando o herege Ário negou a Trindade. O principal argumento dele contra a divindade de Cristo antecipou os argumentos atuais das Testemunhas de Jeová e dos Mórmons. Ário foi condenado como herege no Concílio de Nicéia no ano 325 d.C. Ário alegava que a palavra grega traduzida por "unigênito" significa "acontecer", ou "começar a ser".

Aquilo que é gerado deve ter um início no tempo. Tem tornar-se de ser finito com relação ao tempo, que é um sinal da condição de criatura. Ser o "primogênito de toda a criação' pressupõe o nível supremo da condição de criatura, uma categoria, mas que os anjos, mas não vai além do nível de criatura é digna de adoração. Ário via a atribuição de divindade a Jesus Cristo como uma blasfêmia e rejeição do monoteísmo bíblico. Para Ário, Deus deve ser considerado como ”um", tanto no ser como em pessoa. O Credo de Nicéia reflete a resposta da Igreja à heresia ariana. Confessa que Jesus Cristo era "gerado, não criado". Nesta fórmula simples a Igreja demonstrava zelo em se proteger contra a idéia de interpretar o termo unigênito significado ou implicando uma condição de criatura.

Alguns historiadores têm falhado em relação ao Concílio de Nicéia, engajando-se na defesa especial ou no exercício da ginástica mental ao fugirem do significado claro e simples da palavra grega, unigênito, e da frase “primogênito de toda a criação”. A igreja, porém, não fugiu arbitrariamente do significado simples desses termos. Havia bases justificáveis para proteger o termo unigênito com qualificativo "não criado". Primeiro, a igreja estava procurando entender esses termos no contexto total do ensino bíblico concernente à natureza de Jesus Cristo. Convencida de que o Novo Testamento claramente atribui divindade a Cristo, a Igreja se pôs contra lançar uma parte das Escrituras contra outras. Segundo, embora o Novo Testamento fosse escrito na língua grega a maioria das formas de pensamentos e conceitos está saturada de significados hebraicos. Os conceitos hebraicos são expressos por meios do veículo da língua grega. Este fato soa como uma advertência contra a interpretação muito literal com base nas difíceis nuanças do grego clássico. Assim como João usa o termo logos para referir-se a Jesus Cristo, seria um erro saturar esse termo exclusivamente com as idéias gregas associadas ao uso da palavra. Terceiro, o termo unigênito é usado numa forma modificada no Novo Testamento. Em João 1.14 Jesus é referido como "o unigênito do Pai". Em algumas traduções, em João 1.18 ele é chamado de o "Filho unigênito", Existem evidências significativas nos manuscritos que sugerem que o original grego dizia "o Deus unigênito".

Tivesses esse texto sido aceito, acabaria o debate. Entretanto, se tratarmos o texto com redigido "o Filho unigênito", ainda teremos um modificador crucial. Jesus Cristo é chamado o único gerado (grego monogenais). O prefixo mono no grego é mais forte do que a palavra único em nosso idioma. Jesus Cristo é absolutamente singular em sua genitural. Ele é o único gerado. Ninguém ou nenhum outro é gerado no sentido como Jesus Cristo o foi. O fato de a Igreja falar sobre Jesus como o eterno unigênito é uma tentativa de fazer justiça a isso. O Filho procede eternamente do Pai, não como criatura, mas como a Segunda Pessoa da Trindade.

O livro de Hebreus, que também refere-se a Jesus Cristo como sendo o "gerado" (Hebreus 1.5), talvez seja a epístola que nos fornece a mais elevada Cristologia encontrada no Novo Testamento. O único livro que rivaliza com Hebreus nesse aspecto é o Evangelho de João. É João quem claramente chama Jesus de "Deus". Também é João quem fala de Cristo como o "unigênito". Finalmente, a frase "primogênito de toda a criação" deve ser entendida a luz do
contexto da cultura judaica do século I. Deste ponto de vista, podemos ver que o termo primogênito refere-se à condição exaltada de Cristo como o herdeiro do Pai. Assim como o filho primogênito geralmente recebia a herança patriarcal, assim Jesus, como o divino Filho, recebe o reino do Pai como herança.

Sumário

1. O Fato de Jesus Cristo ser chamado “O unigênito do Pai” e de “primogênito de toda a Criação” tem criado controvérsias na história da igreja quanto à sua divindade.

2. Testemunhas de Jeová e os Mórmons usam tais passagens para negar a divindade de Jesus Cristo.

3. O Credo de Nicéia claramente expressa que Jesus era "gerado, não criado". Essa distinção cuidadosa era um reflexo da afirmação do Novo Testamento da divindade de Cristo.

4. Jesus Cristo é chamado "o unigênito do Pai”. Jesus é o único gerado do Pai, não como criatura, mas como o eterno Filho de Deus, a Segunda Pessoa da Trindade.

5. O termo primogênito deve ser entendido a luz do contexto da cultura judaica do século I. Jesus é o primogênito de toda a criação no sentido de que Ele é o herdeiro de tudo aquilo que pertence ao Deus Pai.









sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jesus Cristo - Porque crer Nele!





Sabemos que a Bíblia Sagrada é a palavra de Deus, que Jesus† é o filho de Deus, mas por que devemos crer em Jesus Cristo? O que significa “crer” em Jesus Cristo? Por que acreditar que é Ele, Jesus, o nosso salvador? Por acaso precisamos ser salvos de algo?
A primeira coisa que vem a mente de qualquer pessoa quando se fala sobre “aceitar Jesus” é a idéia de que somos boas pessoas e que não fará muita diferença se o aceitarmos ou não, afinal, nem sabemos do que, e para que precisamos ser salvos, além de que muitas vezes temos a idéia de que qualquer religião ou doutrina é válida desde que sejamos boas pessoas.
Você pode se considerar uma boa pessoa, mas será que você é realmente bom? Em sua vida não existe ou nunca existiu inveja, mentira, ciúmes, raiva, rancor…? Será que você nunca pecou? A verdade é que todos nós pecamos, eu, você, Martin Luther King, Madre Tereza, Lutero entre outros, a prova disso está na Bíblia:
Em João 8: 1-11 está escrito que alguns homens queriam apedrejar uma mulher por esta ter sido pega em ato de adultério, e de acordo com a lei da época, essa mulher deveria ser morta a pedradas, então, depois de explicarem a Jesus o que acontecia lhe perguntaram: Mestre, o que diz o Senhor sobre isso? E Jesus respondeu: Aquele que nunca pecou que atire a primeira pedra. E quando ouviram isso todos foram embora, um por um.
Refletindo sobre essa passagem podemos pensar: Será que não havia ali ao menos um que nunca havia pecado? Na verdade havia, era Jesus, mas ele se recusava a apedrejar aquela mulher, ao contrário disso, Jesus se levantou e disse: Mulher, onde estão eles? Ninguém ficou aqui para condenar você?Ninguém Senhor – respondeu ela.
Eu também não a condeno. Vá e não peque mais! – disse Jesus.
Jesus não se levantou no meio da multidão que queria apedrejar a mulher adultera acusando todos de pecadores, muito pelo contrário, Jesus deixou que a consciência deles fizesse isso, pois sabia que era impossível alguém ali nunca haver pecado. Certamente cada um deles ponderou, se lembrou de alguns de seus pecados e chegou à conclusão de que se fosse daquela forma, cada um deles também deveria ser apedrejado, pois todos ali também eram pecadores.
Assim como eles nós também somos, e nosso pecado nos afasta de Deus, mas Deus está disposto a perdoar e nunca mais se lembrar de nenhum de nossos pecados.
“Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados.” – SALMOS 85:2
“Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades.” – SALMOS 103:10

“Diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã”. – ISAÍAS 1:18


- Crer em Jesus Cristo é simples e fácil, pois muitos dizem "creio em Deus - creio em Jesus Cristo" no entanto será que existe sinceridade e verdade nestas palavras ditas pela boca de alguns seres humanos que buscam dizer isto simplesmente para fugir da verdade e do caminho estreito que Deus nos oferece, mas que é o único caminho para a salvação da humanidade e do direito a vida eterna. Deus sabe o que pensamos antes mesmo de falarmos, portanto cuidado, você pode estar pecando contra Deus por estar se utilizando do Seu santo nome em vão, se você crê real e verdadeiramente em Jesus Cristo não blasfeme dizendo que Nele crê e continua errando. Lógico que somos humanos e pensamos humano mas Deus nos ensina a pensar como Ele, nos desviando do pecado em muitas situações nós procuramos o pecado e nem deixamos vir primeiro a tentação. Mude! Pense o que você pode mudar...
Seja abençoado por Deus, em Nome de Jesus Cristo! 

Satanás tem acesso à morada de Deus?


Em Efésios 2.2 fala de Satanás como sendo o príncipe [archon] da potestade [ou autoridade – exousia] do ar (aêr, a atmosfera que cerca a Terra). 

Sua esfera de ação, até mesmo seu estado decaído e ao qual está confinado (2 Pedro 2.4), parece ser suficientemente ampla para que possa entrar em contato com o arcanjo Miguel (Judas 9) e até mesmo com Deus, sobre sua administração e autoridade judicial.

Assim é que em Zacarias 3.1, o profeta tem uma visão do sumo sacerdote contemporâneo de Israel, de pé diante do trono de Deus: “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás…”.
Isso estabelece com clareza o fato de que Satanás, pelo menos antes da cruz, tinha acesso esporádico à corte celestial, em situações em que a pecaminosidade do homem dava-lhe o direito de interpor petições de justiça estrita, punitiva, ou nas circunstâncias em que a sinceridade dos crentes para com o Senhor pudesse ser questionada. É por este motivo que o Diabo é chamado de “o acusador” (em grego ho diabolos), aquele que acusa os cristãos diante do Senhor noite e dia (Ap 12.10). Há evidências pelas Escrituras de que Satanás tem acesso limitado e ocasional à presença dos anjos – chamados “filhos de Deus” (cf. Jó 1.6; 2.1; 38.7).
Vemos nesta passagem certos elementos que não são facilmente explicáveis. Se esta reunião se fez no “céu”, em que parte do céu ela ocorreu? Há pelo menos três localidades, de acordo com 2Co 12.2 em que Paulo menciona ter sido arrebatado ao terceiro céu, para contemplar as glórias celestiais. É de presumir-se que a cena não tenha ocorrido no mais elevado e no mais santo lugar, visto que nada abominável nem profano pode entrar na cidade de Deus (Ap 21.27).
O episódio ocorreu num nível inferior, e pelo menos às vezes, o Senhor preside “reuniões” do concílio celestial, e a estas “sessões” Satanás pode vir como pessoa não convidada. Outro fato enigmático dessa “reunião” é que aparentemente Deus conversa com o príncipe do mal de modo calmo, tranqüilo e pergunta-lhe o que tem feito ultimamente e, se observou a piedade contínua de Jó.
O destino de Satanás é certo, ele está designado a ficar amarrado mil anos (Ap 20.2,3). E depois da revolta final contra Cristo, no fim desse período (vv. 7-10), ele será atirado no lago de fogo e enxofre, e sofrerá os tormentos sem fim juntamente com todos quantos receberam a maldição e foram condenados (Ap 21.8).


Fonte de Estudos e Pesquisa: 

http://estudos.gospelprime.com.br/grego-hebraico/

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