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quarta-feira, 3 de julho de 2019

O que é o Julgamento do Grande Trono Branco?

O que é o Julgamento do Grande Trono Branco?


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Pergunta: "O que é o Julgamento do Grande Trono Branco?"


Resposta: O Julgamento do Grande Trono Branco é encontrado em Apocalipse 20:11-15 e é o julgamento final antes que os perdidos sejam lançados ao lago de fogo (o lugar de eterna punição comumente conhecido como inferno). Sabemos, através de Apocalipse 20:7-15 que este julgamento ocorrerá após o milênio e após Satanás, a besta e o falso profeta serem lançados ao lago de fogo (Apocalipse 20:7-10). Os livros que forem abertos (Apocalipse 20:12) contêm registros dos feitos de todos, bons ou maus, porque Deus sabe tudo o que já foi dito, feito ou mesmo pensado; e Ele recompensará ou punirá cada qual adequadamente (Salmos 28:4; Salmos 62:12; Romanos 2:6; Apocalipse 2:23; Apocalipse 18:6; Apocalipse 22:12).

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Nesta hora é aberto também outro livro, que é o “livro da vida” (Apocalipse 20:12). Este é o livro que determina se uma pessoa herdará vida eterna com Deus ou receberá punição eterna no lago do fogo. Mesmo sendo os crentes responsáveis por seus atos, eles são perdoados em Cristo e seus nomes são escritos no “livro da vida desde a fundação do mundo” (Apocalipse 17:8). Das Escrituras também aprendemos que é neste julgamento que Jesus assim julgará: “E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12) e que o nome de qualquer um que não for achado no livro da vida, este será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:15).

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O fato de que haverá um julgamento final para todos os homens, crentes e não crentes, é claramente confirmado em muitas passagens da Escritura. Cada pessoa, um dia, estará de pé perante Cristo e será julgada por seus atos. Apesar de ser muito claro que o Julgamento do Grande Trono Branco é o julgamento final de Cristo, os cristãos discordam a respeito de como isto se relata com os outros julgamentos mencionados na Bíblia, e a respeito de quem exatamente será julgado no Julgamento do Grande Trono Branco.



Muitos cristãos acreditam que as Escrituras revelam três diferentes julgamentos que virão. O primeiro será o julgamento dos “bodes e ovelhas” ou um “julgamento das nações”, como visto em Mateus 25:31-36. Eles crêem que ocorrerá após o período da tribulação, mas antes do milênio, e que servirá para determinar quem entrará no reino milenar. O segundo é um julgamento das obras dos crentes, ao qual freqüentemente se refere como o “Grande Tribunal de Cristo” (II Coríntios 5:10), no qual os cristãos receberão graus de recompensas por seus feitos ou serviços a Deus. O terceiro é o julgamento do “grande Trono Branco”, ao final do milênio (Apocalipse 20:11-15); que é o julgamento dos incrédulos, no qual serão julgados de acordo com suas obras e sentenciados à punição eterna no lago de fogo.



Outros cristãos crêem que todos estes três julgamentos, como visto em Mateus 25:31-36, II Coríntios 5:10 e Apocalipse 20:11-15, são o mesmo julgamento final, não três julgamentos separados. Em outras palavras, os que têm esta visão crêem que o julgamento do “Grande Trono Branco” em Apocalipse 20:11-15 será o tempo em que tanto crentes quanto incrédulos serão da mesma forma julgados. Aqueles cujos nomes são achados no “livro da vida” serão julgados por suas obras para que se determinem os galardões ou perda de galardões que receberão; e aqueles cujos nomes não estiverem no “livro da vida” serão julgados de acordo com suas obras para que se determine o grau de punição que receberão no lago de fogo. Os que têm esta visão crêem que Mateus 25:31-46 é uma outra descrição do que acontece no julgamento do “Grande Trono Branco”. Eles mostram o fato de que o resultado deste julgamento é o mesmo que é visto após o julgamento do “Grande Trono Branco em Apocalipse 20:11-15. AS “ovelhas” (crentes) entram na vida eterna enquanto os “bodes” (incrédulos) são lançados na “punição eterna” (Mateus 25:46). 



Qualquer que seja a visão que tivermos do julgamento do “Grande Trono Branco”, é importante que não se perca de vista três fatos muito importantes em relação à vinda do julgamento ou julgamentos. 1- Que Jesus cristo será o juiz. 2- Que todos os incrédulos serão julgados por Cristo, e que eles serão punidos de acordo com as obras que praticaram. A Bíblia é muito clara ao dizer que o incrédulo está armazenando “ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus” (Romanos 2:5), e que Deus “recompensará cada um segundo as suas obras” (Romanos 2:6). 3- Que os crentes também serão julgados por Cristo, mas uma vez que a justiça de Cristo a eles foi imputada e seus nomes estão escritos no “livro da vida”, eles serão galardoados de acordo com as obras que fizeram. Romanos 14:10-12 é muito claro ao dizer que “todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo” e que cada um de nós “dará conta de si mesmo a Deus”.



Sem dúvidas a Bíblia é bastante clara ao dizer que todos, crentes e não crentes, de igual modo irão, um dia, comparecer perante Cristo para serem julgados. Mas a boa notícia para o crente é que nosso julgamento não será para determinar se seremos lançados no lago de fogo, porque isto já terá sido estabelecido uma vez que cremos no evangelho e nos tornamos “filhos de Deus”. Aqueles que verdadeiramente são salvos receberam o beneficio da grande troca na qual nossos pecados são creditados a Cristo e Sua justiça é a nós imputada. Portanto, enquanto nossa salvação está assegurada em Cristo ainda assim daremos conta de nós mesmos a Deus (Romanos 14:12) e devemos ao máximo nos esforçar para fazermos tudo para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).






Fonte de referência, estudos e pesquisa: https://www.gotquestions.org/Portugues/julgamento-grande-trono-branco.html

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Conceito Bíblico sobre Imagens

Conceito Bíblico sobre Imagens


Uma mulher com um rosário ora para uma estátua de Maria

Milhões de pessoas sinceras veneram imagens como parte de sua adoração. Mas será que a Bíblia apoia essa prática? Será que venerar imagens agrada a Deus?

Os judeus fiéis dos tempos bíblicos veneravam imagens?

“Não deves fazer para ti imagem esculpida, nem semelhança de algo que há nos céus em cima, ou do que há na terra embaixo, ou do que há nas águas abaixo da terra. Não te deves curvar diante delas, nem ser induzido a servi-las.” — Êxodo 20:4, 5.
A veneração de imagens foi proibida diversas vezes nas Escrituras Hebraicas, também conhecidas como Velho Testamento

O QUE ALGUMAS FONTES DIZEM

Conforme a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica), inúmeras imagens estavam associadas à adoração dos judeus “e essas representações eram honradas, reverenciadas e veneradas”. * Como exemplos, essa enciclopédia cita as muitas gravuras entalhadas de frutas, flores e animais que adornavam o templo de Jerusalém. — 1 Reis 6:18; 7:36.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Ao contrário do que afirma a New Catholic Encyclopedia, os judeus fiéis não veneravam as gravuras entalhadas nem os desenhos no templo. Aliás, a Bíblia não fala de nenhum israelita fiel que tenha usado imagens na adoração a Deus.

O QUE A BÍBLIA DIZ

Por meio do profeta Isaías, Deus disse: “Minha própria glória não darei a [outra pessoa], nem o meu louvor a imagens entalhadas.” — Isaías 42:8.

 
Os primeiros cristãos usavam imagens para adorar a Deus?

“Que acordo tem o templo de Deus com os ídolos? . . . Cessai de tocar em coisa impura.” — 2 Coríntios 6:16, 17.
“Os primeiros cristãos teriam encarado com aversão a mera ideia de colocar imagens nas igrejas e teriam considerado nada menos que idolatria curvar-se ou orar diante delas.” — History of the Christian Church (História da Igreja Cristã), de John Fletcher Hurst

O QUE ALGUMAS FONTES DIZEM

“Não há mais razão para duvidar que os primeiros cristãos usassem imagens na adoração”, diz a New Catholic Encyclopedia. “As catacumbas cristãs são verdadeiras galerias da arte dos primeiros cristãos. . . . Até mesmo personagens mitológicos adornam as câmaras sagradas de adoração e sepultamento.”*

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

As imagens mais antigas encontradas nessas catacumbas — passagens subterrâneas usadas como sepulturas — são do terceiro século, ou seja, uns 200 anos depois de Jesus ter morrido. Portanto, a adoração dos que a New Catholic Encyclopedia chama de “primeiros cristãos” não se trata realmente da adoração dos primeiros cristãos — isto é, da adoração praticada pelos discípulos do primeiro século que é descrita nas Escrituras Gregas Cristãs, também conhecidas como Novo Testamento. A presença dessas imagens nas catacumbas apenas indica que, no terceiro século, os cristãos nominais já tinham adotado o costume pagão de usar imagens, provavelmente para atrair adeptos.*

O QUE A BÍBLIA DIZ

‘Fuja da idolatria.’ — 1 Coríntios 10:14.

E se as imagens forem usadas simplesmente para ajudar uma pessoa a adorar a Deus?

“Guardai-vos dos ídolos.” — 1 João 5:21.
A veneração de imagens é uma prática religiosa que não é apoiada pela Bíblia. Por isso, as Testemunhas de Jeová não veneram imagens e não possuem imagens religiosas nem em casa nem em seus locais de adoração

O QUE ALGUMAS FONTES DIZEM

New Catholic Encyclopedia comenta: “Visto que a adoração prestada a uma imagem alcança a pessoa representada e nela termina, o mesmo tipo de adoração devida à pessoa pode ser prestada à imagem como representando a pessoa.”

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Quando Jesus ensinou seus discípulos a orar, ele não disse que deveriam usar imagens para isso. Na verdade, não há nada nas Escrituras Gregas Cristãs que sugira o uso de imagens para adorar ao Deus verdadeiro.

O QUE A BÍBLIA DIZ

“É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.” — Mateus 4:10.
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