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segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Cristocentrismo...

Cristocentrismo: benefícios e problemas de uma ênfase necessária

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Para a fé cristã, as três pessoas da Trindade são igualmente importantes. Porém, Jesus Cristo apela de modo especial à sensibilidade dos crentes por representar a sublimidade e o mistério da presença pessoal de Deus no mundo em forma humana. O Novo Testamento é um testemunho eloqüente da centralidade de Cristo para a cosmovisão cristã. De Mateus ao Apocalipse tudo gira em torno da pessoa e obra do Redentor. Duas tradições são particularmente marcantes nesse sentido: a joanina e a paulina. O Quarto Evangelho inicia com o grandioso prólogo a respeito da encarnação e atribui ao Verbo títulos, predicados e feitos extraordinários. Todavia, o apóstolo Paulo vai ainda além, pois não somente apresenta uma “cristologia elevada”, descrevendo o Filho de Deus de maneira exaltada e majestosa, mas acrescenta a isso um profundo elemento pessoal (“para mim o viver é Cristo”).

Ninguém nega que a ênfase cristocêntrica do Novo Testamento em geral e de Paulo em particular é fundamental para a identidade do cristianismo histórico. Ao longo dos séculos, muitos cristãos têm tido essa mesma preocupação, com inegáveis benefícios para a sua vida pessoal, para a igreja e para a sociedade. No entanto, por estranho que possa parecer, nem sempre o cristocentrismo tem sido uma ênfase saudável em certos grupos e movimentos, por causa das suas implicações. Muitas vezes a pessoa de Cristo pode ser enfatizada em detrimento de outros aspectos importantes da revelação bíblica. O cristocentrismo pode ser considerado sob três aspectos – espiritual, doutrinário e prático –, embora com freqüência essas dimensões não possam ser dissociadas uma da outra.

1. Espiritualidade - O nível mais básico em que os cristãos se defrontam com a realidade do Filho de Deus é a vida espiritual e devocional. Antes de ser um objeto de reflexão intelectual (teologia) e de imitação na vida diária (práxis), o Salvador requer uma resposta pessoal de fé, amor e obediência. Os primeiros cristãos sentiam ter uma conexão toda especial com ele: eram batizados em seu nome, confessavam o seu nome, sofriam pelo seu nome. Com isso, ele se tornava o principal ponto de referência de suas vidas e o elemento focal da sua devoção. Essa piedade centrada em Cristo se tornou característica de alguns dos períodos de maior vitalidade e autenticidade do cristianismo, encontrando a sua expressão maior em diferentes manifestações de misticismo.

Exemplos de misticismo centrado em Cristo podem ser encontrados em todas as épocas. Na igreja primitiva, houve o caso do idoso bispo Inácio de Antioquia, que, ao ser levado para a execução em Roma no início do 2º século, escreveu sete cartas que acentuam a sua profunda identificação com Cristo. “Sou o trigo de Deus, moído pelos dentes das feras para tornar-me o pão puro de Cristo”, disse ele aos romanos. Na Idade Média, místicos como Tomás à Kempis e Teresa de Jesus produziram uma belíssima literatura devocional centrada na comunhão com Cristo. Um notável exemplo protestante foi o conde alemão Nikolaus Ludwig Von Zinzendorf (1700-1760), que disse certa vez: “Eu tenho uma paixão; é ele e ele somente”. Karl Barth referiu-se a esse personagem como “talvez o único cristocêntrico genuíno da era moderna”.

No entanto, uma espiritualidade cristocêntrica se torna questionável quando leva à mera contemplação, passividade ou deturpações teológicas. Em 1913, nos primeiros tempos do pentecostalismo, surgiu nos Estados Unidos o “movimento da unicidade”, com a sua ênfase no batismo somente “em nome de Jesus”. Com o passar do tempo, verificou-se que se tratava de uma rejeição da doutrina da Trindade, relembrando a antiga heresia do monarquianismo modalista. Com isso, a maior parte dos pentecostais rejeitou esse ensino pretensamente cristocêntrico.

2. Teologia - O cristocentrismo também pode se expressar na área do pensamento cristão, quando a pessoa e a obra de Cristo são colocadas no centro de alguns sistemas teológicos. Um bom exemplo antigo é Irineu de Lião, que viveu no final do 2º século. Em sua teologia antignóstica, o bispo da Gália articulou a influente “teoria da recapitulação”, segundo a qual não somente a morte de Cristo, mas a sua vida toda e em especial a sua encarnação tem um sentido redentor. Como o Deus encarnado, Cristo redimiu a natureza humana da corrupção do pecado, e como o segundo Adão ele reverteu os efeitos danosos da queda, encabeçando ou recapitulando uma nova humanidade restaurada. Esse cristocentrismo também se manifestou na hermenêutica dos pais da igreja em geral, com a sua exegese cristológica que buscava a Cristo em cada passo das Escrituras.

A expressão “teologia cristocêntrica” por vezes tem sido utilizada para referir-se a sistemas teológicos mais recentes segundo os quais Deus nunca se revela ao ser humano a não ser através do Cristo encarnado. Baseando-se numa interpretação literal de Mateus 11.27 (“Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o filho o quiser revelar”), é negada a possibilidade de qualquer revelação na natureza e, portanto, de uma teologia natural. Entre os representantes modernos dessa posição estão teólogos como Albrecht Ritschl (1822-1889), Wilhelm Herrmann (1846-1922) e Karl Barth (1886-1968). O problema com essa abordagem à primeira vista saudável é o desprezo por outros meios revelatórios, tais como a ordem criada e a própria Escritura. Para a neo-ortodoxia, a Bíblia é vista não como a revelação de Deus, mas apenas como um testemunho humano dessa revelação.

3. Práxis - Nenhuma expressão do cristianismo pode ser considerada realmente cristocêntrica se não produzir frutos na vida prática, em termos de testemunho e serviço. Talvez o melhor exemplo de uma genuína práxis cristocêntrica no período antigo seja o monasticismo. Os primeiros monges, conhecidos como “pais do deserto”, e aqueles que os sucederam, inspiraram-se diretamente nas palavras e na vida de Jesus. O fato de que Cristo viveu de maneira pobre e humilde, ministrando às necessidades materiais e espirituais das pessoas ao seu redor, fez com que muitos cristãos escolhessem um estilo de vida semelhante, numa imitação consciente de Mestre. Nos seus melhores momentos, o movimento monástico produziu frutos duradouros nas áreas de missões, educação e beneficência.

No final do século 19 surgiu nos Estados Unidos um movimento muito influente que foi o “evangelho social”. Esse movimento, que teve como seu maior expoente o pastor batista Walter Rauschenbusch, foi uma resposta aos graves problemas sociais existentes na época, associados ao crescimento industrial, à imigração e à urbanização. Uma das características marcantes do cristianismo social foi a sua ênfase cristocêntrica, como ficou evidente na obra mais famosa ligada ao movimento, Em Seus Passos (1896), escrita pelo pastor congregacional Charles M. Sheldon. Essa conhecida novela mostrou o que poderia acontecer em uma comunidade dilacerada por conflitos sociais se os cristãos começassem a perguntar a cada momento: “O que faria Jesus?”.

O evangelho social e o velho liberalismo ao qual estava associado insistiam num evangelho cristocêntrico simples, que desprezava peculiaridades confessionais de culto, doutrina e forma de governo. O problema é que esse “cristianismo de Cristo” podia reduzir-se a uma simples dimensão ética, correndo o risco de ser colocado em pé de igualdade com outros sistemas religiosos e filosóficos.

Conclusão - A fé cristã tem uma contribuição singular e indispensável para o mundo. Essa contribuição, que nenhuma outra religião ou filosofia pode proporcionar, consiste na pessoa divino-humana de Jesus Cristo, o Filho de Deus. É importante que os fiéis, os pensadores e a igreja tomem a Cristo como o foco principal de suas ações e reflexões. Todavia, é necessário que isso seja feito sem que se sacrifiquem outros elementos valiosos da revelação cristã.

10 Maiores Mistérios da Humanidade


10 Maiores Mistérios da Humanidade

A humanidade possui muitos mistérios que não foram solucionados e que vários cientistas passam suas vidas estudando e não conseguem chegar a uma conclusão definitiva. Estes mistérios podem ser desde simples objetos ou, até mesmo, grandes construções, passando por fenômenos até chegar ao calendário maia (o mundo não terminou no dia 12 de dezembro de 2012). Tudo isso são mistérios que não foram respondidos por ninguém até hoje e não se sabe se algum dia terão uma resposta definitiva.

A Mortalha de Turim

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Se você olhar pelo ponto de vista cético, a mortalha de Turim é apenas um pedaço de linho em que existe a imagem de um homem que aparenta ter sido morto através da crucificação. Agora se o seu olhar partir do lado da religião, a Igreja Católica considera que o mesmo é o manto que encobriu o corpo de Jesus Cristo após a sua morte e durante o seu sepultamento. O manto, também chamado de santo sudário, ficou com as marcas e expressões do rosto de Cristo. Todo o rosto é semelhante ás pinturas feita á séculos da representação de Jesus. Recebeu o nome de Mortalha de Turim por estar guardado na Catedral de São João Batista na cidade de Turim, na Itália.A mortalha já passou por inúmeras investigações – até pequenos fragmentos foram retirados para fazer teste de carbono procurando saber a idade do linho – porém, até hoje, nenhum resultado preciso foi conseguido e o mistério continua…

Combustão Espontânea

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O maior exemplo de combustão espontânea que existe até hoje é o caso da morte de Jeannie Saffin que tinha 61 anos de idade, porém sua idade mental era de apenas 6 anos. Jeannie estava sentado na cozinha junto aos seus familiares quando sem motivo algum ela foi tomada em chamas.De acordo com os médicos que foram até a casa de Jeannie para socorrê-la não havia nenhum tipo de marcas de chama ou fumaça na cozinha e, inclusive, as roupas dela estavam pouco queimadas e, portanto, as queimaduras eram apenas no seu corpo.

Stonehenge

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Até hoje não existe uma resposta satisfatória e definitiva de qual o motivo da construção de Stonehenge. Localizados no sul da Inglaterra algumas pesquisas e escavações realizadas ao seu redor dão aos arqueólogos diversas possibilidades de teorias como, por exemplo, um santuário destinado a curas, monumento aos mortos ou, até mesmo, um portal para outros universos.Além disso, não existe uma resposta para como sua construção foi possível visto que as pedras tem mais de 5 metros de altura e pesam 50 toneladas. Se hoje seria difícil levantar estas pedras imagine na Era da Pedra ou do Bronze (entre os anos de 3000 a 1500 a.C.) quando se estima que foram colocadas no local.

Atlântida

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Lenda ou verdade, isso ninguém sabe, mas que o mistério passa de geração para geração sobre a cidade que foi submergida para debaixo d’água. Os estudiosos no assunto chegaram a uma conclusão que dificilmente a cidade existiu realmente e que não passou de um texto escrito por Platão, sobre uma tal bela e avançada ilha-continente, por volta do ano 370 a.C. Contudo, muitas pessoas ainda não acreditam na não existência da ilha e continuam a procurar uma resposta para o texto de Platão, assim como o local definitivo em que ela esteja. Esse é um dos maiores mistérios do mundo.

O Sanatório Waverly Hills

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Este hospital de dois andares era a principal fonte de referência para o tratamento de pacientes com tuberculose nos Estados Unidos. Porém, ficou famoso quando os canais de televisão, inclusive, internacionais relataram um grande número de fenômenos paranormais no interior do prédio (gritos e sombras inexplicáveis foram filmadas várias vezes por câmeras de canais de diferentes países). A foto acima é mais conhecida do local.

Mistério no Curral

Misterio no curral
Em 1996, o fazendeiro americano Robert Ranny encontrou no curral de sua fazenda suas vacas mortas eletrocutadas. Acontece que naquele dia não havia acontecido nenhuma tempestade e não existia nenhuma ligação elétrica para o local.Diversas autoridades foram chamadas ao local e nunca se chegou a alguma conclusão do que realmente aconteceu no local. Com isso, Robert enterrou os animais na própria fazenda e plantou milho no local e, para aumentar ainda mais o mistério, as plantas caíram ao solo e morreram. Desde essa época diversas outras plantas já foram ali colocadas e todas morreram sem nenhuma causa aparente.

Linhas de Nazca

Linhas de nazca
Presentes na planície do deserto de Nazca (por isso o nome), no Peru são gigantescas figuras praticamente impossíveis de serem vistas por quem está no chão. Porém, quando se sobrevoa o local é possível ver figuras detalhadas, assim como padrões geométricos. As figuras foram descobertas a partir da década de 1930 com os primeiros voos pelo local e, conforme afirmam diversos cientistas não existia nenhuma tecnologia à época que permitissem tal evento.

Incidente em Roswell

incidente em Roswell
Alienígenas existem ou não? O que aconteceu em Roswell? Em 8 de julho de 1947, na cidade de Roswell, no estado americano do Novo México diversas pessoas disseram ter visto um disco voador ter caído e que o 509º Grupo de Bombas do Exército ter recolhido os destroços de fazendas da região. Até hoje pouco se sabe do que realmente aconteceu e o governo americano, a princípio, não quer falar sobre o assunto.

Área 51

zona 51
As instalações militares americanas são verdadeiras fortalezas e causam ainda mais curiosidade quando são destinadas a experimentos tecnológicos. A Área 51, como é conhecida o Centro da Comissão de Energia Atômica e dos Centros de Testes de Voo da Força Área, está localizada perto da cidade de Las Vegas e é uma fonte inesgotável de lendas, sendo, inclusive, dita como o local para onde foram levados os alienígenas e os pedaços da aeronave do mistério acima.

O Calendário Maia

calendario maia
O mundo não terminou no dia 12 de dezembro de 2012 como constava no calendário maia, mas… era o fim do mundo como imaginamos ou o início de uma nova era? As questões sobre o que determinava a data ainda continua sendo um dos maiores mistérios do mundo atual e diversos cientistas ainda procuram por uma resposta.






Fonte de referência,estudo e pesquisa: http://fatosocultos.com.br/10-maiores-misterios-da-humanidade/

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