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sábado, 7 de novembro de 2015

O Início da História da Humanidade - Parte I

O INÍCIO DA HISTÓRIA

INTRODUÇÃO:
Enquanto que o livro do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia Sagrada, principia com a história da Criação e as vidas de personagens intrigantes, como Adão e Eva, Caim e Abel, Henoch e Noé. A descendência imediata do judaísmo e do cristianismo começa no capítulo onze, com o que parece ser um simples anotação sobre um obscuro clã da Mesopotâmia: "Esta é a descendência de Terra" Gênesis 11:27.
Cerca de dois mil anos antes do nascimento de Cristo, um homem chamado Abraão, atende à chamada de Deus, muda-se com a sua família da próspera região onde nasceu (Ur, no Iraque) e parte em direção à margem oriental do mar Mediterrâneo.
Este quadro improvisado, representa um jogo de 20 quadrados, usado possivlmente por soldados, de facto é uma cópia do "Real Jogo de Ur". Encontrado em escavações na Mesopotâmia.

O CRESCENTE FÉRTIL

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A terra natal de Abraão ficava situada na parte norte da região conhecida como o Crescente Fértil. Devido ao seu clima ameno, favorável a muitas formas de agricultura, esta área foi um dos primeiros berços da civilização e o comércio e as viagens foram muitas vezes possíveis de efectuar por toda a região desde os tempos mais remotos. As primeiras cidades de que há conhecimento no Mundo prosperavam aqui por volta do ano 4.000 antes de Cristo. Quando Abraão nasceu, provavelmente por volta de 2.00 a. C., esta zona já tinha assistido à ascenção e queda de uma série de civilizações antigas. As viagens de Abraão levaram-no por uma grande parte destas terras civilizadas, mas não até às regiões desérticas, pouco conhecidas e remotas.

FOTOGRAFIA TIRADA DO ESPAÇO À ANTIGA CIDADE DE UR
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As técnicas científicas empregues são as mesmas da arqueologia em geral, com escavações e datação radiométrica, entre outras.

A historicidade e autenticidade dos registos
 bíblicos foram alvo de controvérsia por parte de estudiosos críticos. Este cepticismo em relação à fiabilidade das Escrituras iniciou-se no Século XIX. Esta alta crítica acabou por incentivar pesquisas arqueológicas mais extensas e intensas por parte de muitos historiadores e arqueólogos
. O principal objetivo da ciência arqueológica não é provar ou desacreditar a Bíblia. Deve dizer-se em abono da verdade que as descobertas, têm silenciado a alta crítica, hoje, as Sagradas Escrituras, são vistas por estes cientistas como um documento com base de fiabilidade indesmentível.

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O estandarte de Ur A «Cara da Guerra». Descoberto por Leonard Woolley nos anos 20, encontra-se atualmente no Museu Britânico de Londres.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Deus Fez o Casamento


Casamento não é teste-drive...

Vivemos uma época de trevas nos casamentos, nos quais se tornou normal o casa-separa-casa novamente até que se encontre a pessoa certa, só que isso não é bom, pois além de causar feridas doloridas quase que irreparáveis que perduram por vários anos em ambas as partes de um casal que um dia sonhou construir uma família, primeiro é algo que desagrada à Deus, em segundo são muitos os envolvidos em uma separação conjugal os filhos sofrem até porque muitas vezes sem entender se consideram em parte culpados, pode-se dizer que um casamento mal resolvido pode trazer consequências gravíssimas para toda a vida e de toda a família. Quando você pensa uma vida conjugal, está realmente pensando uma vida inteira a dois, algo que realmente é complicado duas pessoas com pensamentos diferentes, sonhos e anseios diferentes, no entanto quando se está disposto à assumir essa condição de marido e mulher dentro de uma consenso é preciso muitas vezes que o nosso desejo e os nossos sonhos sejam privados, renegados e até rejeitados para a felicidade de nosso cônjuge pois só assim um respeitando e aceitando o desejo e os sonhos do outro será possível uma vida a dois. Hoje em dia as pessoas estão preocupadas até no casamento somente com o ter esquecendo-se do ser, ser amado e amar, ser cúmplice, ser amigo, ser honesto, buscando o que é melhor para os dois mas principalmente buscando o que é melhor para o outro, no casamento quase sempre é preciso e necessário ceder. Quando entregamos nas mãos de Deus se torna mais fácil essa convivência de pessoas tão diferentes que Deus une, com certeza os espinhos e as complicações de como tudo na vida virão, o casamento é uma flor ou são flores que Deus planta só que os responsáveis pelo crescimento e a beleza desse casamento somos nós "o casal", regando com água fresca a cada dia, Deus nos deus dois ouvidos e uma boca, muitas vezes é mais importante ouvir do que falar muito, se fosse ao contrário Deus teria nos dado duas bocas e um ouvido para falarmos mais e ouvir menos, quando os dois falam ao mesmo tempo com certeza não haverá entendimento entre o casal é preciso que um ceda sempre para o outro para que haja a felicidade dos dois, dos filhos e enfim de toda a família. Não deixe o seu casamento e a sua família ser mais uma nas estatísticas de um mundo corruptível onde tudo se tornou normal. Lembre que o casamento e a família são um projeto e criação de Deus, por isso sempre busque em Deus as soluções para sua vida conjugal e familiar. Que Deus abençoe e multiplique as bençãos de sua família!




quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Gnosticismo siríaco-egípcio...

A escola siríaca-egípcia foi uma escola gnóstica que deriva muito de sua forma geral das influências platônicas. Tipicamente, ela apresenta a criação numa série de emanações de um fonte primal monádica, finalmente resultando na criação do universo material. Como consequência, há uma tendência nestas escolas em ver o "mal" (ou a maldade) como a matéria, inferior à bondade, sem inspiração espiritual e sem bondade, ao invés de retratá-lo como uma força igual. Podemos dizer que estas escolas gnósticas utilizam os termos "bem" e "mal" como sendo termos "relativos", pois se referem aos relativos apuros da existência humana, aprisionada entre estas realidades e confusa na sua orientação, com o "mal" indicando a distância extremada do princípio e fonte do "bem", sem necessariamente enfatizar uma negatividade inerente. Como pode ser visto abaixo, muitos destes movimentos incluíram fontes relacionadas ao Cristianismo, com alguns inclusive se identificando como cristãos (ainda que de forma distintamente diferente das chamadas formas ortodoxas ou católica romana).
Índice
·         2 Referências
Escrituras siríaco-egípcias
A maioria da literatura nesta categoria nos é conhecida ou foi confirmada pela descoberta da Biblioteca de Nag Hammadi.
Obras Setianas
Assim chamadas em homenagem ao terceiro filho de Adão e Eva, Sete (ou Seth), que eles acreditavam possuir e ser o disseminador da gnosis. As obras tipicamente setianas são:
·         O Apócrifo de João
·         O Apocalipse de Adão
·        A Hipóstase dos Arcontes, também conhecido por "A Realidade dos Regentes"
·         Trovão, Mente Perfeita
·         Protenóia trimórfica
·         Livro Sagrado do Grande Espírito Invisível também conhecido por "Evangelho Copta dos Egípcios"
·         Zostrianos
·         Alógenes
·         As Três estelas de Sete
·         O Evangelho de Judas

Obras tomistas

Assim chamadas por causa da escola de Tomé Apóstolo. Todos são pseudepígrafos. Os textos geralmente atribuídos a ela são:
·         Hino da Pérola, também conhecido como "Hino de Tomé Apóstolo Dídimo no país dos Indianos"
·         Atos de Tomé
·         O Evangelho de Tomé
·         Livro de Tomé o Adversário

Obras valentianas

São assim chamadas em referência ao bispo e professor Valentim (ca. 153 dC). Ele desenvolveu uma complexa cosmologia fora da tradição setiana. Em certo ponto, chegou a estar próximo de ser nomeado o bispo de Roma, naquela que hoje é a Igreja Católica Romana. As obras geralmente atribuídas a eles estão listadas abaixo, sendo que os fragmentos que podem ser diretamente relacionadas a elas estão marcados com asterisco:
·         A Divina Palavra presente na Criança (Fragmento A) *
·         Sobre as Três Naturezas (Fragmento B) *
·         A Habilidade de falar de Adão (Fragmento C) *
·         Para Agathopous: O Sistema Digestivo de Jesus (Fragmento D) *
·         Aniquilação do Reino da Morte (Fragmento F) *
·         Sobre Amizade: A Fonte da Sabedoria Comum (Fragmento G) *
·         Epístola sobre Conexões Sentimentais (Fragmento H) *
·         Colheita de Verão *
·         Evangelho da Verdade *
·         A versão Ptolemaica do Mito Gnóstico
·         Oração do Apóstolo Paulo
·         Epístola de Ptolomeu à Flora
·         Tratado sobre a Ressurreição, ou Epístola a Reginus.
·         Evangelho de Filipe

Obras basilidianas

Assim chamadas por causa do fundador da escola, Basilides (132–? dC). Quase todas as obras são conhecidas por nós principalmente através da crítica de um de seus oponentes, Ireneu de Lyon, no seu livro Adversus Haereses. Outros trechos são conhecidos através das obras de Clemente de Alexandria, principalmente a Stromata[1] :
·         O Octeto das Entidades Subsistentes (Fragmento A)
·         A The Singularidade do Mundo (Fragmento B)
·         Ser Eleito Naturalmente requer Fé e Virtude (Fragmento C)
·         O Estado da Virtude (Fragmento D)
·         Os Eleitos Trascendem o Mundo (Fragmento E)
·         Reincarnação (Fragmento F)
·         O Sofrimento Humano e a Bondade da Providência (Fragmento G)
·         Pecados Perdoáveis (Fragmento H)
Referências
1.  Ir para cima HILGENFELD, Die Clem. Recogn. und Hom. nach ihrem Ursprung und Inhalt. (em alemão). Jena: [s.n.], 1848. 123 ff. p.

Fonte de Estudos e Pesquisas: Artigo Transcrito de: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosticismo_sir%C3%ADaco-eg%C3%ADpcio


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